A parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde da Bahia e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador na condução das ações do Humaniza neste município, iniciada em 2010, vem se intensificando e se estreitando ao longo desse ano.

 

Na última terça-feira (27), aconteceu uma reunião muito produtiva no CEFORT – Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores do SUS Salvador, com a presença das apoiadoras do MS Aline Costa e Rose Delgado, das técnicas da DGTES – SESAB Sílvia Bittencourt e Rosana Aquino, das técnicas do Núcleo Humaniza da SMS Carla Wirz, Mary Lopes, Neide Santos e Rosângela Vieira e da professora da Faculdade de Odontologia da UFBA e coordenadora do PET Humaniza Patrícia Cristino.

 

Foram discutidas as ações que estão sendo desenvolvidas pela SMS e construído um planejamento para 2012.

 

Dentre as atividades, vale destacar a participação do Núcleo Humaniza nas reuniões dos Distritos Sanitários, com o objetivo de fazer uma cartografia desses territórios com relação à Política de Humanização desde a sua implantação, em 2005, até os dias atuais, bem como socializar a base teórica da PNH para os novos gestores inseridos na rede. Esse mapeamento, assim como a série de Rodas de Conversa sobre temas da PNH que se pretende realizar no próximo ano, servirão de subsídio para a construção do projeto pedagógico do Curso de Apoiadores, que é uma aposta da SMS, SESAB e MS para disseminar a política na rede.

 

Um apoio também importante é a parceria que se estabeleceu com a UFBA para a implantação do PET Saúde, com foco na Humanização, no Distrito Sanitário Centro Histórico, que potencializará as ações do Humaniza nesse Distrito e possibilitará a inserção da discussão dessa política na academia.

 

O MS e a SESAB apoiarão também a SMS na revisão dos atuais Indicadores de Avaliação da Política de Humanização no município de Salvador e na construção de um curso sobre a PNH para os Conselheiros de Saúde.