A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prossegue com as ações de mobilização, visibilidade e combate ao câncer da mama e colo de útero na campanha Outubro Rosa 2021. Para esta quinta (07), e sexta-feira (08), uma programação intensa visa ampliar o acesso das soteropolitanas a orientações, exames e consultas a respeito do câncer de mama e de colo de útero, além de ações disponibilizadas nas unidades de saúde para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Programação

Na manhã de hoje (07), a sala de espera da UBS Canabrava, na região de Pau da Lima, abriga palestras realizadas por profissionais de saúde da unidade, acerca do Câncer de Colo de Útero e Mama, além de potencializar exames clínicos das mamas; explanação de possibilidades e formas de manter o autocuidado, bem como a importância da prevenção aos canceres também entre à população LGBTQIA+.
Na sexta-feira (08), graduandos em Enfermagem da Faculdade Unijorge, sob a supervisão de profissionais da UBS Sete de Abril, farão palestras elucidativas na unidade, visando a prevenção do Câncer de colo de útero. Haverá ainda distribuição de preservativo e álcool em gel, oferta de testes rápidos, além de captação de mulheres para mutirão de exames preventivos.

Prevenção

O titular da Secretaria Municipal de Salvador, Leo Prates, destacou o envolvimento e os esforços dos profissionais da pasta, no sentido de ofertar a população soteropolitana uma programação diversa no mês que chama atenção para o cuidado específico e preventivo com a saúde das mulheres e pessoas trans. “Não medimos esforços para oferecer o cuidado que as mulheres soteropolitanas merecem neste mês que propõe não apenas o fortalecimento da atenção para com a saúde, mas principalmente a conscientização quanto à importância da prevenção das diversas questões de saúde que as atravessam”, afirmou.

Neste ano, a SMS disponibiliza, ainda, mais de 64 mil vagas para o procedimento de mamografias na própria rede e em clínicas conveniadas.