A Campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é pautada também pela humanização, além da prevenção, acolhimento e cuidado integral com a saúde de todas as mulheres soteropolitanas. Por isso, foram ofertados neste domingo (29), diversos serviços no Conjunto Penal Feminino, na Mata Escura.

Através da ação, fruto da parceria entre a SMS e o Ministério Público da Bahia (MP-BA), foram realizadas consultas clínicas e cardiológicas, exames de ultrassonografias de abdômen total, transvaginal, pélvica, abdômen superior, rins e vias urinários, tireoide, mamas e m, axilas e partes moles; mamografia; eletrocardiograma; coleta de exame citopatológico cérvico-vaginal.

No local, os multiprofissionais da SMS também ministraram palestra sobre autoestima, e contaram com a presença de profissionais parceiras que fizeram limpeza de pele, penteados, tranças e fitagem para promover o bem-estar das detentas.

A ação foi acompanhada pela vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, pela diretora de Atenção Especializada da SMS Lucimar Rocha, coordenadora da ação; Augusto Vidreira, do diretor de Assistência à Saúde, também da SMS; da secretária de Políticas para Mulheres, infância e Juventude, Fernanda Lôrdelo, e Andréa Ariadna Santos Correia, titular da 4a Promotoria de Justiça de Execução Criminal, entre demais representantes do município e estado. “Entendemos que a Campanha Outubro Rosa tem um propósito que vai para além do cuidado com a saúde, é também pautada pela da prevenção e atenção à saúde de todas as mulheres”, disse Ana Paula.

A gestora enalteceu ainda, a união intersetorial para o sucesso da iniciativa; bem como a participação das profissionais da SMS e demais participantes. “A união faz a força, e a união das mulheres, então, é de suma importância; uma cuidando da outra e incentivando a prevenção não só ao câncer de mama e colo de útero, mas integralmente. E hoje estamos aqui, em parceria com o governo do Estado e Ministério Público, trazendo esse olhar humanizado, e garantindo que essas mulheres também tenham acesso ao cuidado”, complementou.