A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador dá continuidade nestas quarta-feira (13), e quinta (14), na programação especial do ‘Outubro Rosa’, com o objetivo de motivar os cuidados preventivos com a saúde da mulher. Ao todo, 29 unidades estão envolvidas para intensificar a oferta de consultas, exames e orientações em combate aos cânceres de mama e de colo de útero.

Os serviços que podem ser encontrados nesta quarta (13), e quinta (14), nos postos espalhados pela cidade, onde são realizadas coletas de preventivos ginecológicos e exame clínico das mamas; encaminhamentos de mamografias, laqueadura, inserção de DIU e ultrassonografias mamária e transvaginal; testagem rápida para HIV, sífilis, HCV e HbsaAg; exame preventivo, clínico das mamas e encaminhamento para CEPARH; consulta com equipe de enfermagem; salas de espera com palestra sobre a importância da avaliação clínica e temas relacionados ao empoderamento feminino; busca ativa de mulheres para encaminhamento e realização de preventivo.

Para ter acesso as unidades que realizam esses procedimentos durante todo o mês de outubro da mobilização bastam acessar o card oficial da SMS e se conectar ao QR ou o site (www.saude.salvador.ba.gov.br/unidades-saude-preventivo/) para ler toda a lista disponibilizada. Nos Multicentros de Saúde da capital, ocorre o agendamento de mamografias e ultrassons para as mulheres encaminhadas dos Distritos.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

USF Lagoa da Paixão
13/10 (tarde)
Encaminhamento para mamografia e preventivo

USF Zumíra Barros
14/10 (tarde)
Coleta preventivo
USF Santa Mônica
13 e 14/10 (manhã): Palestras sobre Alimentação no climatério; Prevenção ao Suicídio; Cuidados com a saúde da mulher nos diversos ciclos da vida e Saúde bucal.

USF IAPI
13 e 14/10 (manhã): Palestra sobre Câncer de Mama e Colo de Útero; Orientação autoexame das mamas, distribuição de panfletos captação dos homens Cis e trans, solicitação de Mamografia.

USF Alto do Cabrito (todos os dias do mês de outubro):
Testagem rápida, consulta de enfermagem, exame clínico das mamas, encaminhamento para mamografia.
Mutirão de Preventivo

USF Pituaçu
13/10 (manhã) e 14/10 (manhã e tarde): Exames preventivos e clínicos

UBS Mário Andrade:
13/10 (manhã): Palestra sobre prevenção contra o câncer de mama e colo de útero
USF São José de Barros
14/10 (manhã e tarde): Exame Citopatológico, Testes rápidos ISTs, atendimento Odontológico e palestras

UBS Cabula Beirú/Pernambués:
13/10 (manhã): Roda de conversa: a importância do autoexame das mamas, distribuição de materiais informativos, exames preventivos.
14/10 (manhã): Roda de conversa: a importância do autoexame das mamas, distribuição
de materiais informativos, exames preventivos.

UBS Nelson Piauhy Dourado
13 e 14/10 (manhã e tarde): Mutirão para coleta do exame preventivo e exame clínico das mamas e Encaminhamento para realização de mamografia; Roda de conversa sobre autocuidado – Saúde da Mulher; Distribuição de laços cor de rosa para profissionais e comunidade; coleta de citopatologico e exames das mamas.

USF Calabar
13/10 (manhã): Coleta de citopatológico de colo de útero, exame de mamas, solicitação de mamografia, arte educativa, consultas odontológicas.