O trabalho do CCZ terá início às 18h desta segunda-feira (19) nos circuitos da folia, com uma 2⁰ aplicação de inseticida para a eliminação dos mosquitos que podem ter sido produzidos durante o Carnaval

A capital baiana tem se destacado desde o ano passado no cenário nacional pela atuação intensa na prevenção contra as arboviroses, em especial a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou trabalho ininterrupto promovido antes, durante e após o Carnaval deste ano. Dando continuidade a estratégia, a pasta prossegue nesta segunda-feira (19) com as atividades de UBV Pesada (carro fumacê) nos bairros onde houve folia momesca: Barra, Ondina, Garcia, Campo Grande, Nordeste de Amaralina e Itapuã. O trabalho do CCZ terá início nessas localidades a partir das 18h.

As ações Pré-Carnaval visaram a eliminação dos mosquitos através da identificação de criadouros, utilizando o tratamento focal e com a aplicação de inseticida pelo carro “fumacê”. As atividades pós Carnaval, no entanto, são importantes porque permitem uma 2⁰ aplicação de inseticida para a eliminação de mosquitos que podem ter sido produzidos durante o Carnaval. As ações são fundamentais dentro do ciclo do mosquito transmissor de arboviroses. Vale salientar que um folião com dengue, mesmo assintomático, pode infectar os mosquitos.

Essa estratégia, bem como as permanentes, são essenciais para manter a cidade livre de um possível surto da doença. Por essa rotina, Salvador segue na contramão de muitas capitais brasileiras que já apresentam números preocupantes. Com o trabalho permanente da SMS, por meio do CCZ, a cidade segue com o registro importante de redução em 54% dos casos prováveis da dengue até o dia 15 de fevereiro, quando comparados com o mesmo período de 2023. Os casos confirmados também apresentam significativa diminuição, foram 453 nesse mesmo período do ano passado, contra 154 em 2024.

“Fomos protagonistas do maior evento de massa do país com grande circulação de pessoas, e seguiremos dando exemplo quando o assunto é trabalho permanente, preventivo e pós operacional. Nesse sentido, essas atividades nos circuitos do Carnaval são fundamentais, porque eliminamos os mosquitos, utilizando para tanto o carro fumacê. Além disso, durante esta semana serão realizadas também atividades de inspeção em unidades de saúde, locais de ensino e de grande circulação de pessoas, tais como estações de transbordo, metrô e marítimas para o combate ao mosquito transmissor das arboviroses”, afirmou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.

A gestora reforça ainda que o Carnaval passou, mas diversas medidas cotidianas contra o mosquito podem e devem ser adotadas e intensificadas principalmente pela população, uma vez que o combate à dengue requer união e esforços conjuntos. “Caso perceba locais de água parada, entulhos, tanques sem cobertura, armazenamentos incorretos e inadequados elimine-os ou ligue para o 156, e peça uma visita do CCZ. Seja você também um agente transformador na sua comunidade!”, orientou Ana Paula.