Ônibus adaptados ofertarão atendimentos médicos e odontológicos gratuitos para a população da capital baiana. Os equipamentos da Prefeitura de Salvador percorrerão principalmente as localidades de vazio assistencial e de difícil acesso, tornando ainda mais acessível os serviços de saúde para as pessoas que mais precisam.

A portaria que regulamenta o funcionamento dos equipamentos foi publicada na edição dessa quarta-feira (09) do Diário Oficial do Município.

Serão três ônibus adaptados, sendo um deles exclusivo para atendimentos odontológicos. Os dois veículos para atendimento médico/enfermagem serão compostos por quatro consultórios. Entre os atendimentos clínicos, serão ofertados exames preventivos ginecológicos e clínico das mamas, teste rápido para diagnóstico de HIV/ Sífilis e hepatites virais, entre outros procedimentos. Os casos com maior complexidade serão encaminhados para rede especializada para continuidade do tratamento.

Já o ônibus para atendimento odontológico será voltado a promoção, prevenção, diagnóstico, recuperação e manutenção da saúde bucal, incluindo serviços como fluoterapia e procedimentos clínicos restauradores. Os pacientes que demandarem cuidado especializado serão direcionados para rede de CEOs – Centro de Especialidades Odontológicas mais próximo do local onde reside.

“Esse é um grande legado que estamos deixando para cidade. Esses serviços itinerantes poderão prestar assistência qualificada em localidades onde ainda temos dificuldade de implantar unidades de saúde físicas. Com isso, vamos ampliar ainda mais o acesso aos serviços de saúde, atendendo principalmente a população que mais precisa de assistência através do Sistema Único de Saúde”, explicou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.