A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, esteve nesta segunda-feira (17) no Ministério da Saúde, em Brasília, para tratar de agendas prioritárias da pasta, especialmente no que tange a Atenção Primária e o fortalecimento de políticas voltadas para o cuidado integral da população idosa. Também estiveram presentes no encontro o secretário nacional da APS/ Ministério da Saúde, Dr. Nésio Fernandes; a consultora nacional para o envelhecimento saudável da Organização Pan-Americana da Saúde e OMS, Dra. Cristina Hoffman; a diretora de Atenção à Saúde de Salvador, Zaida Mello, o gerente executivo da Atenção Primária e Saúde Bucal, Augusto Vidreira; e o titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, (SEMPRE), Júnior Magalhães, dentre outras autoridades municipais e nacionais.

Ana Paula Matos destacou a importância do encontro. “Queremos fortalecer nossa infraestrutura de serviços, oferecendo uma cobertura qualificada do programa saúde da família na nossa cidade, como foco especial na população idosa. Nesse sentido, esse encontro com o Ministério da Saúde é de grande importância para construção de uma agenda conjunta”, explicou.

No início do mês, o governo brasileiro firmou compromisso na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, para o aprimoramento de políticas públicas e programas que visem garantir o envelhecimento saudável de todos. “Nossa meta é também, em Salvador, buscar assegurar o direito de toda pessoa idosa de exercer plenamente sua cidadania, com todos os seus direitos respeitados e garantidos. Por isso precisamos criar políticas, programas e parcerias. Também já participei de reuniões na OMS, fortalecendo relações com a Rede de Cidades com Envelhecimento Saudável e, desde então, as metas e ações estipuladas estão sendo estruturadas para implementação na nossa capital”, afirmou Ana Paula Matos.

Também esteve na pauta da reunião o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade de Salvador. “O objetivo é incrementar a formação do profissional ao mesmo tempo em que garantimos um atendimento qualificado à população. Nosso programa possui ênfase no primeiro contato, cuidado longitudinal, integral e coordenação do cuidado, sendo uma clínica centrada na pessoa. O apoio do Ministério da Saúde é fundamental para o fortalecimento desta iniciativa”, destacou.

Ana Paula Matos segue realizando rotineiramente vistorias técnicas aos diversos equipamentos da pasta e reuniões regulares com as áreas técnicas da SMS, resultando na construção de planejamentos de gestão como os apresentados nesta segunda-feira em Brasília. A gestora também tem participado de encontros com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). “Para o seu pleno funcionamento, o SUS requer que o ecossistema formado por Município, Estado e Governo Federal trilhe em sentido único em prol do cuidado com a vida dos usuários, então, é isso que estamos fazendo para o bem da cidade, nos aproximando cada vez mais e trabalhando juntos para que tenhamos uma Salvador cada vez mais cuidadosa com a saúde de seu povo”, finalizou.