{mosimage} A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, volta a realizar a partir da próxima quinta-feira (10) uma série de mutirões contra a dengue. Programação

A ação faz parte do plano de contingência da doença, elaborado pela SMS e apresentado no início deste ano, com o objetivo de descartar o maior número de material inservível, um dos grandes responsáveis pela proliferação do mosquito.

Os primeiros bairros que vão ser beneficiados pela limpeza foram escolhidos a partir do resultado do 4º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2009, que registrou um Índice de Infestação Predial (IPP) de 2,2% em Salvador, isso é, a cada 100 casas visitadas, 2,2 apresentaram focos do mosquito.

O primeiro mutirão de setembro será realizado no bairro de Alto do Coqueirinho, no Distrito Sanitário Itapuã, que apresentou um IPP de 2,1%. 40% dos criadouros preferenciais do local estão em materiais inservíveis. (Confira a programação completa). De acordo com a coordenadora do Programa de Combate a Dengue da SMS, Eliaci Costa, a programação foi elaborada para atender tanto os locais que apresentaram alto índice de infestação quanto baixo. “Nós vamos até as áreas que estão com índice abaixo de 1% para evitar um aumento de focos do mosquito nesses locais”, disse.

Os mutirões de limpeza são feitos pelo Centro de Controle de Zoonoses, em parceira com Limpurb, Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador e Guarda Municipal. Esse ano já foram realizados 20 faxinaços na cidade, que só foram suspensos por conta da realização do 4º LIRAa. “Percebemos uma melhora significativa nos locais por onde o mutirão passou. No Alto do Peru, por exemplo, o índice era de 3,3% e caiu para 0,9% depois do trabalho. No Retiro o índice caiu de 3,9% para 0,7% no 3º LIRA e para 0,2% no 4º Levantamento”, explica a coordenadora.

Apenas 13 bairros de Salvador estão com índice de infestação predial considerado de alto risco. Faz parte das atividades diárias dos agentes de combate às endemias visitar essas áreas, casa a casa, em busca de possíveis focos do mosquito, e orientar os moradores sobre como evitar a proliferação da dengue. Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e cobertos, manter sempre bem tampados tanques, tonéis, barris e caixas-d’água, guardar garrafas com as bocas sempre viradas para baixo, jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, encher com areia até a borda os pratos de plantas e lavar pelo menos uma vez por semana tanques, caixas-d’água e piscinas.