dengue1A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, volta a realizar a partir da próxima terça-feira (10) uma série de mutirões contra a dengue.

A ação faz parte do plano de contingência da doença, elaborado pela SMS e apresentado no início deste ano, com o objetivo de descartar o maior número de material inservível, um dos grandes responsáveis pela proliferação do mosquito.

Os primeiros bairros que vão ser beneficiados pela limpeza foram escolhidos a partir do resultado do 5º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2009, que registrou um Índice de Infestação Predial (IPP) de 2,6% em Salvador, isso é, a cada 100 casas visitadas, 2,6 apresentaram focos do mosquito. “Nós escolhemos aqueles locais que possuem problemas em relação ao lixo, já que estamos realizando mutirões de limpeza. O Subúrbio Ferroviário, por exemplo, tem como principais criadouros tanques e tonéis, por isso demos prioridade neste momento para distribuição de capas no lugar dos mutirões”, disse a Coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Eliaci Costa.

O primeiro mutirão de novembro será realizado no Distrito Sanitário Centro Histórico, nos bairros do Barbalho, Santo Antônio e Macaúbas I, que apresentaram um IPP de 1,2%. Cerca de 57% dos criadouros preferenciais dos locais são os materiais inservíveis. Ainda na próxima semana, na quinta-feira (12), o mutirão chega ao Distrito Sanitário Cabula/ Beirú. Os agentes de combate às endemias vão passar pelos bairros de Pernambués e Saboeiro, que apresentaram um IPP de 2,5% e 2,7%, respectivamente. (Confira a programação completa abaixo).

Os mutirões de limpeza são feitos pelo Centro de Controle de Zoonoses, em parceira com Limpurb, Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador, Guarda Municipal e chaveiro, para abertura de imóveis abandonados. Esse ano já foram realizados 38 faxinaços na cidade. 9.870 imóveis foram visitados em 329 ruas da capital.

Faz parte das atividades diárias dos agentes de combate às endemias visitar essas áreas, casa a casa, em busca de possíveis focos do mosquito, e orientar os moradores sobre como evitar a proliferação da dengue. Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e cobertos, manter sempre bem tampados tanques, tonéis, barris e caixas-d’água, guardar garrafas com as bocas sempre viradas para baixo, jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, encher com areia até a borda os pratos de plantas e lavar pelo menos uma vez por semana tanques, caixas-d’água e piscinas.

PROGRAMAÇÃO PARA MUTIRÕES DE LIMPEZA PARA COMBATE A DENGUE – NOVEMBRO/ DEZEMBRO 2009

Subcoordenação

Bairros

IIP (%)

ITR* –Depósitos inservíveis (D2)

Centro Histórico

38,1

03/ 12

Fonte: CCZ/SEVTV/PMCD
* ITR – Infestação por tipo de depósito.