Apenas 36% do público alvo recebeu vacina contra Influenza em Salvador

Nesta quarta-feira (09), novos grupos serão incluídos na terceira e última fase da vacinação contra a Influenza – vírus causador da gripe. Pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais, deficiência permanente, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de Salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviários, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas estão entre o público alvo.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), convoca a população soteropolitana a comparecer a um dos 109 postos fixos ou no drive-thru do Shopping Barra (avenida Centenário), e alerta para a baixa adesão à campanha nas etapas anteriores, quando apenas 36% do público alvo – crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores e idosos com mais de 60 anos -, compareceu aos postos para aplicação do imunizante.

O Secretário Municipal da Saúde, Leo Prates, faz um apelo aos moradores de Salvador para que tomem a vacina contra gripe e garantam a imunização. “A baixa adesão do público causa muita preocupação a toda equipe da Saúde, principalmente nesse momento de gravidade da pandemia, com as taxas de ocupação na casa de 80%. Sabemos que a vacinação é sempre a principal e mais eficaz ação preventiva especialmente para pessoas com maior vulnerabilidade, caso dos grupos prioritários. Esta é a última fase e o momento para revertemos esses números, temos a vacina e profissionais esperando para recebê-los, compareçam! ”.

Atenção

Pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 devem atentar para o intervalo de 14 dias para se vacinarem contra a gripe. A mesma orientação é válida para quem recebeu a vacina da gripe. É o que explica Adielma Nizarala, médica infectologista da SMS. “É preciso se atentar para o intervalo de 14 dias para a aplicação entre os dois imunizantes. Esse prazo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante, independente de qual deles foi aplicado primeiro. Então, se alguém receber a vacina contra a Covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra dose e vice-versa”.

As doses estarão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, exclusivamente nas salas de vacina dos 109 postos de saúde (pontos fixos) da mobilização. Já a vacinação no drive drive-thru do Shopping Barra é exclusiva para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências e idosos.

LISTA DAS SALAS DE VACINA/UNIDADES