A Secretaria Municipal da Saúde, através do Conselho Municipal de Saúde de Salvador, realizou na tarde desta terça-feira (13), na Faculdade Dom Pedro II, no bairro do Comércio, a cerimônia de posse dos novos cerca de 140 novos Conselheiros e Conselheiras Distritais, para o biênio 2023-2025.

A mesa de abertura foi composta pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, o presidente do Conselho, Everaldo Braga; Regivaldo Menezes, secretário adjunto da Mesa Diretora; Maria Antônia Vieira, secretária geral; Izolda Cardoso, coordenadora da Comissão Eleitoral e Jaqueline Almeida, secretária executiva do Conselho Municipal.

Em sua fala de boas-vindas, Ana Paula Matos destacou a importância da categoria para o fortalecimento do SUS. “Chegou o dia em que a gente vai, juntos e juntas, construir a cada dia uma saúde melhor. Vocês são importantíssimos e tenho certeza que este Conselho é qualificado para suas funções, preparados e capacitados para esta missão. Contem comigo, estou contando com vocês para que nosso SUS, um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, seja garantido de forma integral, universal e equânime a toda nossa população”, afirmou.

Em outro trecho do discurso, Ana Paula destacou a importância do Conselho nos desafios da Saúde: “Assumi a pasta no pós-pandemia. Mas, mais do que eu, vocês sabem o desafio enorme encontrado em cada comunidade na busca do serviço. A gente está reorganizando a casa, qualificando, capacitando e implantando importantes serviços como o Saúde nos Bairros, que é mais que um mutirão. Porque queremos garantir atenção integral à saúde, com foco na qualidade de vida. Conto com vocês neste desafio”, concluiu.

Everaldo Braga, presidente do Conselho Municipal de Saúde, destacou a união de esforços para a valorização do SUS e dos programas de saúde que são essenciais na prevenção e combate de doenças e enfermidades. “Precisamos entregar o que há de melhor aos cidadãos desta cidade. Iremos fortalecer, cada vez mais, a nossa Atenção Básica; não somente cuidar de doentes, mas evitar doenças através da prevenção. Fico feliz em encontrar este auditório repleto de conselheiros e conselheiras porque mostra que nosso Sistema Único de Saúde é amado. Juntos vamos contribuir com um SUS de qualidade para todos, principalmente, para quem mais precisa”, enfatizou Everaldo.