Os novos conselheiros municipais de saúde tomaram posse nesta quarta-feira (27), na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Comércio. Os membros eleitos se juntam aos demais pares na composição do colegiado para o biênio 2021/2023. O Conselho é constituído por representantes do segmento governamental, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários de serviços da saúde.

O Secretário da Saúde, Leo Prates, assume a vice-presidência do Conselho, da Coordenação Executiva eleita e empossada. A Coordenação Executiva é composta ainda por Everaldo Braga, presidência; Maria Antônia Santana Vieira, secretária geral; Manoel Victor de Jesus, secretário adjunta.

A partir de agora, os empossados devem fiscalizar a execução das Políticas de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, no âmbito do Sistema Único de Saúde na capital baiana.

O gestor da pasta parabenizou os membros e desejou que este ano seja proveitoso para o Conselho, que tem o desafio de articular o pacto da saúde, entre o município e o Governo do Estado. “Esse espaço democrático é resultado do processo de descentralização da saúde, a instituição deve ser acessível para a participação da comunidade nas políticas públicas e administração da saúde. A principal função do Conselho é buscar soluções de forma conjunta para poder unir o esforço de gestão, do trabalhador e usuário no sentido garantidor do sistema de saúde”, declarou.