sms_martagaoA redefinição do perfil dos serviços oferecidos possibilitará a realização de cirurgia cardíaca, tratamento clínico e cirúrgico oncológico, e neurocirurgias. Fotos

Focada na melhoria dos serviços públicos de saúde e na maior assistência médica aos soteropolitanos, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) assinou com o Hospital Martagão Gesteira (HMG) um novo plano operativo para definição de metas a serem alcançadas pela instituição nos próximos anos. O evento aconteceu nesta segunda-feira (30), no auditório do HMG.

“Com este plano, o hospital vai passar a atuar em procedimentos de média e alta complexidade, melhorando o atendimento da população dos 417 municípios da Bahia, já que é o único pediátrico de Salvador e referência para todo o estado, como as cirurgias cardíacas”, destacou o prefeito João Henrique.

A parceria foi firmada em agosto de 2007 e a cada ano há uma redefinição do contrato, em que ambas as partes assumem compromissos. O objetivo é qualificar os serviços já prestados e oferecer novos procedimentos, para atender com eficiência às necessidades da população. “Essa mudança trará para o hospital uma nova realidade e vem ao encontro da necessidade da população baiana”, pontuou o secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito, acrescentando que a medida possibilitará um aumento no ingresso de recursos na instituição, seja através do Ministério da Saúde ou de emendas parlamentares.

“Essa assinatura é um grande salto que contribui para que a instituição possa cumprir sua missão para a qual foi fundada, que é atender crianças carentes com dignidade”, afirmou Rosina Bahia Santos, presidente da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil Hospital Martagão Gesteira, instituição filantrópica fundadora e mantenedora do hospital.

O Martagão Gesteira atende hoje aproximadamente 4,5 mil crianças por mês e realiza cerca de 700 cirurgias. A novidade é que em 2010 o hospital mudará de perfil e voltará a realizar procedimentos de alta complexidade pediátrica, como cirurgia cardíaca, tratamento clínico e cirúrgico oncológico, e neurocirurgias. “A expectativa é a de que o Martagão volte a servir à rede pública e com isso volte a ser um ator de peso no atendimento infantil. Enfim, a instituição voltará a ser uma unidade de vanguarda da pediatria”, disse o diretor técnico da instituição, Carlos Emanuel Melo.

Outros grandes avanços também estão previstos no novo Plano Operativo Anual, elaborado pela SMS, juntamente com a nova diretoria do Martagão Gesteira. Entre os destaques estão um novo serviço de cirurgia cardíaca pediátrica e procedimentos de hemodinâmica, como tratamento médico invasivo para diagnóstico e tratamento de cardiopatias, implante de marcapasso, entre outros. “Existe uma fila para cirurgia cardíaca pediátrica, inclusive acompanhada pelo Ministério Público, e com esse incremento de leitos e serviços será possível atender a mais crianças em menos tempo”, afirmou a Coordenadora de Controle, Regulação e Avaliação da SMS, Ana Paula Matos.

Ao todo, serão 44 leitos de cirurgia geral pediátrica, dois de oncologia, quatro de cardiologia, cinco de neurocirurgia e 20 de ortopedia e traumatologia. Além disso, a unidade oferecerá 38 clínicas médicas, sete leitos de UTI pediátrica, seis de pronto atendimento para pacientes regulados de clínicas pediátricas referenciados pelo Samu, e ainda serviços de psicologia, fisioterapia, odontologia, laboratório.