O Centro de Controle de Zoonoses deu início nesta segunda-feira (05), a mais um levantamento para saber como estão os índices de infestação da doença em Salvador.
Segundo o 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, divulgado em novembro, o Município saiu da faixa de alto risco para ocorrência de uma epidemia de dengue. A cada 100 imóveis visitados, 3,4 apresentaram larva do mosquito. Foram inspecionados 42.465 imóveis. No 2º Lira, divulgado no início do segundo semestre de 2008, esse número era de 4,2 pontos percentuais. Para o Ministério da Saúde, áreas com infestação acima de 3,9% são consideradas de alto risco.

Com os dados coletados nesta semana, e que devem ser divulgados no dia 15 de janeiro, o Comitê Municipal de Combate à Dengue vai decidir em quais áreas a ação dos agentes será intensificada. Em 2008, foram realizados sete grandes mutirões de limpeza na cidade, que retiraram das ruas cerca de 20 toneladas de lixo.

Coletiva

Será realizada no dia 13 de janeiro, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, uma coletiva para apresentação do Plano de Contingência da Dengue. O documento foi desenvolvido com o intuito de organizar, orientar e agilizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais de dengue em Salvador. A coletiva será realizada às 10 horas.