A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), dá início à Campanha Novembro Azul, movimento internacional criado em 2003, com o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante o mês, as Unidades Básicas de Saúde farão atividades alusivas ao Novembro Azul, com a realização de sala de espera e rodas de conversas temáticas sobre doenças infectocontagiosas, promoção da saúde, cuidado integral, saúde sexual e reprodutiva.

Além disso, estão programados dois dias D’s da Saúde do Homem, nos sábados dias 18 e 25 de novembro, quando serão realizadas atividades especiais, atendimentos e serviços de saúde nas Unidades Básicas de Saúde, voltadas para a população masculina. Ocorrerão, ainda, ações, debates e atividades relacionadas a prevenção de Doenças Infectocontagiosas, com destaque para infecções sexualmente transmissíveis (IST) – HIV, Sífilis, hepatites virais; tuberculose e hanseníase, considerando a relevância epidemiológica desses agravos na população masculina soteropolitana.

Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador destaca a importância da campanha na promoção de melhoria das condições de saúde da população masculina soteropolitana. “Nosso objetivo é fortalecer os cuidados voltados ao público masculino, proporcionar acesso facilitados a consultas, exames laboratoriais e também às atividades educativas que serão desenvolvidas ao longo do mês em fortalecimento aos cuidados preventivos. Reforçarmos nossos serviços e ações, promoveremos Dias Ds, para que alcancemos um ótimo resultado na promoção e alcance do público masculina que costuma apresentar uma menor procura pelo serviço de saúde”, destaca a gestora.

Novembro Azul – A Campanha Novembro Azul acontece por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), regulamentada pela Portaria 3562, de 12 de dezembro 2021, com atuação na promoção da universalidade, integralidade e equidade na atenção e proteção à saúde, direcionada à continuidade do cuidado individual e coletivo da população masculina, seguindo os princípios e diretrizes do SUS.