A Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vêm intensificando os serviços de atenção à saúde do homem no mês do novembro azul. Até o momento, mais de 800 homens realizaram consultas com urologistas, cardiologistas além de exames como Ultrassonografia (USG) da próstata nos Multicentros Liberdade e Carlos Gomes.

“Nossa perspectiva é ampliar o acesso dos homens às ações de prevenção e oportunizar o acesso aos exames, ultrassonografias, consultas, exames laboratoriais e também às atividades educativas que serão desenvolvidas ao longo do mês”, explica a diretora de atenção à saúde, Adriana Miranda.

Desde o início da estratégia, os Multicentros estão funcionando em horário estendido das 08h às 20h de segunda à sexta-feira das 08h às 13h, para realização de consultas e exames.  Para ter acesso aos atendimentos, o homem deve buscar uma das 128 unidades básicas de saúde para fazer a marcação dos procedimentos de acordo com a oferta de vagas pelos Multicentros disponíveis no sistema.

Câncer de próstata – Em Salvador, a doença que causou o óbito de 156 homens no município de janeiro a agosto deste ano. O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre o público masculino e atinge, principalmente, os homens que possuem histórico na família e com idade igual ou superior a 50 anos. No entanto, a doença tem grandes chances de cura quando descoberta precocemente. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.