Atenta e vigilante ao cenário epidemiológico da cidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, inaugurou a nova Upinha Barris na manhã desta terça-feira (12), para ampliar o atendimento aos casos suspeitos de arboviroses e síndromes respiratórias, além de garantir que a população seja assistida de maneira efetiva e ágil. A unidade, que fica ao lado da UPA Vale dos Barris, tem funcionamento durante 24h por dia, de domingo a domingo, com capacidade de atendimento de 150 pessoas por dia, ou seja, 4.500 pacientes deverão ser acolhidos em por mês.

A estrutura inovadora conta com tecnologia de ponta, sendo três consultórios, 13 leitos de observação, e ainda um leito de estabilização, sala de medicação, sala de coleta de exames laboratoriais e áreas de apoio administrativo, além da comunicação visual diferenciada, com informações acerca da Dengue e as formas de prevenção da doença.

Foi a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, que deu início a operacionalização do equipamento, e reafirmou o compromisso da SMS em garantir o cuidado preventivo e assistencial para os soteropolitanos. “Nós estamos usando todas as tecnologias, todos os investimentos necessários para poder dar melhor assistência para nossa população. Aqui nessa Upinha vamos ter assistência aos casos clínicos, exames para verificar arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, também a própria Covid; verificar os casos de sintomas gripais. Os sintomas são parecidos e as pessoas ficam também assustadas, então nesse equipamento a gente possibilita assistência clínica; e tem, se necessário, uma sala de suporte à vida. Assim ofertamos mais tranquilidade aos que mais precisam”, afirmou Ana Paula.

Conforme a gestora, este ano a iniciativa foi antecipada visando fortalecer a prevenção. “Pois aqui não vamos tratar apenas as doenças respiratórias e doenças virais, mas também, as arboviroses, inclusive fazendo testagem. A gente está com toda uma lógica atendendo as pessoas, se precisar, no momento oportuno e se necessário abriremos os dengários, com os pontos de hidratação. Por enquanto é muito mais necessário a testagem e o cuidado clinico de modo geral”, considera.

O serviço conta com 18 profissionais, sendo três médicos plantonistas durante o dia e dois médicos à noite, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um bioquímico, 02 ASG, dois administrativos e um apoio operacional.