Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (11) a 17ª base descentralizada do SAMU, no Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge, na avenida Luís Viana Filho – Paralela. O equipamento foi construído pela instituição de ensino em contrapartida à utilização das unidades de saúde do município como campus de estágio para os estudantes de nutrição, enfermagem, psicologia e fisioterapia.

Segundo o reitor Guilherme Marback, o objetivo principal é agilizar o socorro à população. “Acreditamos que esta iniciativa contribuirá para a prestação do serviço, devido ao intenso fluxo de veículos na cidade, principalmente na avenida Paralela, que é uma das principais vias de circulação da capital. Hoje é um desafio para o SAMU atender a um chamado em tempo hábil devido aos constantes congestionamentos”, afirmou.

A base conta com dois dormitórios (um total de oito leitos), além de sanitários, almoxarifado e sala de estar. Estarão lotadas no local, durante 24 horas, uma ambulância básica, uma avançada e duas motolâncias. Outras bases descentralizadas estão localizadas nos bairros de Amaralina, Brotas, Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC (também na Paralela), Boca do Rio, Valéria, Cajazeiras, Periperi, Cabula, Comércio, Tancredo Neves, Calçada, Roma, Barris, Itapuã, Pau Miúdo e Centenário, otimizando o atendimentos aos cerca de 300 atendimentos presenciais realizados diariamente.

O secretário da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, comemorou a iniciativa da Unijorge, que demonstra responsabilidade social e compromisso com a saúde pública. “Essa base reforçará os atendimentos das ocorrências na Paralela, por onde transitam diariamente cerca de 240 mil veículos, assim como otimizará o tempo-resposta das demandas do lado direito da avenida, como nos bairros de Pau da Lima, São Rafael, São Marcos, Narandiba e Castelo Branco”, comemorou o secretário, acrescentando que a base também vai garantir melhores condições de trabalho para os profissionais e que este também é um dos objetivos da Secretária de Saúde, através do plano de requalificação e ampliação do SAMU.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Unijorge, Marcos Almeida, do vice-presidente, Mário Calmon, diretoria, corpo docente, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da subsecretária municipal da Saúde, Lucimar Rocha, e do Coordenador do SAMU, Ivan Paiva, além de outros profissionais do Serviço Móvel.