Atendimentos aos pacientes ocorrem em todas as unidades de saúde do município

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Campo Temático Doença Falciforme, lançou nesta segunda-feira (19), Dia Mundial de conscientização da Doença Falciforme, uma campanha informativa nas redes sociais sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento oferecido no âmbito do SUS.

O material contém as principais informações sobre a doença genética e hereditária, com maior predominância em negros; orientações, dicas e o passo a passo para o diagnóstico.. A campanha pode ser acessada no site da SMS, através do link http://www.saude.salvador.ba.gov, e no Instagram @smssalvador.

A vice-prefeita de Salvador e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância da propagação de informações sobre o tema. “É de suma importância conscientizar a população acerca da importância de exames, como o teste do pezinho, essencial para a detecção de doenças, como a falciforme. Além de informações, é importante destacar que proporcionamos atendimento de qualidade para diagnóstico em todas as unidades de saúde na nossa rede; bem como contamos com dois ambulatórios especializados para atender os pacientes com a doença falciforme. Eles são composto por equipe multiprofissional com médico hematologista adulto e pediátrico, enfermeira, assistente social, nutricionista e psicólogos capacitados”, reforça Ana Paula.

Tratamento em Salvador

Em Salvador, a cada 530 nascimentos uma criança possui a Doença Falciforme; as manifestações clínicas da doença ocorrem a partir do primeiro ano e estendem-se por toda a vida. A rede de atenção à Saúde do município conta com o Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme (PAPDF) que tem como missão visa estruturar a assistência, promover e implementar ações que garantam o cuidado integral e de qualidade aos pacientes com a doença.

O diagnóstico da Doença Falciforme é feito pela Triagem Neonatal, com o teste do pezinho, e no pós-neonatal, através do exame de Eletroforese de Hemoglobina, que é realizado nas Unidades de Atenção Primária. Em Salvador, o serviço é ofertado em todas as unidades de saúde, sendo que em 73 realiza-se o exame de eletroforese de hemoglobina. Conta também com dois ambulatórios de referência para atendimento: o Ambulatório Municipal Especializado de Doença Falciforme, Hepatites Virais e HTLV do Multicentro Carlos Gomes e o Ambulatório Especializado em Doença Falciforme, que funciona no Multicentro Vale das Pedrinhas.

O Dia Mundial da Doença Falciforme foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 2008 com objetivo de garantir a atenção e visibilidade da doença e mostrar para a população os desafios dos pacientes diagnosticados e de seus familiares.