Nesta segunda-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, uma das filhas mais ilustres de Salvador, Mãe Carmen do Gantois – filha caçula de Mãe Menininha do Gantois – recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde procederam à aplicação do imunizante, na residência da Iyalorixá.

“Vacina para todos, e todas as mulheres em defesa da vida”! Com esta frase, Mãe Carmen reforça a importância da imunização das comunidades tradicionais. Encorajar os fiéis, neste momento, é mais um ato de amor e cuidado com o povo de candomblé, que é, historicamente, símbolo de resistência. Conforme ressalta a matriarca de uma casa tradicional, de matriz africana, a figura feminina, no Gantois, está na base da formação e da condução de seus integrantes e, hoje, Dia Internacional da Mulher, em meio ao enfrentamento à pandemia da Covid-19, receber a segunda dose é um ato de responsabilidade diante das comunidades de Axé e, também, uma oportunidade de reafirmar a luta pela garantia de direito a um patrimônio fundamental: a vida!

“No Dia Internacional da Mulher, a vacinação de Mãe Carmen é motivo de esperança, o reconhecimento de um exemplo de liderança religiosa, de resistência, e da luta do povo negro na Bahia. Esperamos que muito em breve todas as nossas bravas e guerreiras, com seus legados vivos, possam estar igualmente e protegidas”, destacou Leo Prates.

Ação Guardiã

As comunidades-terreiro também tiveram que iniciar um planejamento de enfrentamento à pandemia, para evitar uma desenfreada contaminação comunitária. O Gantois tomou as providências internas cabíveis com orientação direta de reserva para seus integrantes, e passou a integrar os núcleos de construção de protocolos municipais e estaduais de combate e prevenção ao coronavírus buscando atender, com afinco, às normas da Organização Mundial de Saúde.

A Campanha “Ação Guardiã” criada pelo Terreiro do Gantois e por seu organismo civil – Associação de São Jorge Ebé Oxossi, contou com o apoio de órgãos e colaboradores, como a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).  Foram viabilizados desde a testagem rápida, desinfecção, kits de limpeza com utensílios de higiene e máscaras, incluindo a implantação dos suportes com álcool gel (Step Slim Gel).

A referida avaliação rápida – testes – oferecida pela SMS, contemplou 300 pessoas na comunidade.  O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou, ainda, a desinfecção no espaço, onde foi realizado o procedimento e canalização da desinfecção para Covid-19 em todo o Alto do Gantois e adjacências, pela Limpurb. Além de ações de controle da pandemia, também permanecem sendo executados o tratamento para prevenção à Dengue, Zyka, Chicungunya e H1N1.