teste_olhinhoCom o objetivo de detectar doenças visuais ainda em fase inicial, a Secretaria Municipal da Saúde promove nesta quinta-feira (06), a partir das 08 horas, um grande mutirão do Teste do Olhinho para crianças de 0 a 3 meses, na Maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras.

O exame, apontado por oftalmopediatras como uma técnica simples e rápida, permite o diagnóstico precoce de catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares grandes, inflamações ou hemorragias intravítreas em recém-nascidos antes mesmo que eles recebam alta da maternidade.

O mutirão faz parte das ações da 2ª Semana do Bebê Soteropolitano que teve início na última segunda-feira (03) e continua até o próximo sábado (08) nas unidades de saúde da rede municipal com ações educativas e com rodas de conversa nas salas espera sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, prevenção de acidentes domésticos e cuidados básicos, além da intensificação do trabalho de sensibilização das gestantes sobre a importância da coleta do teste do pezinho até o sétimo dia de vida do recém nascido.

A Maternidade Albert Sabin fica na Estrada do Coqueiro Grande, s/n – Cajazeiras.