multiro-rio-senaA Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realiza nestas terça (12), quarta (13) e quinta-feira (14) mais três mutirões de combate à dengue. Desta vez, os agentes do CCZ passam pelos Distritos Sanitários da Liberdade, Barra/Rio Vermelho e Pau da Lima.

Os locais possuem alto índice de infestação, segundo o último LIRAa realizado pela SMS, no mês de março (3,9%, 3,6% e 4,3%, respectivamente). O primeiro mutirão começa os trabalhos no bairro de Pau Miúdo, e deve passar por quatro ruas da área. Já na quarta-feira, os agentes seguem para o bairro de Santa Cruz, onde serão visitadas seis ruas. Por fim, na quinta-feira, o mutirão chega ao bairro de Castelo Branco, e 12 ruas devem receber os agentes.

Além de buscar possíveis focos do mosquito, os agentes orientarão os moradores como evitar a proliferação da dengue. Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e cobertos, manter sempre bem tampados tanques, tonéis, barris e caixas-d’água, guardar garrafas com as bocas sempre viradas para baixo, jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, encher com areia até a borda os pratos de plantas e lavar pelo menos uma vez por semana tanques, caixas-d’água e piscinas infláveis.


Pontos de encontro:

DATA – 12/05/09 8h30
PONTO DE ENCONTRO – Garagem da SMS – Rua Conde de Porto Alegre s/n – IAPI 

DATA – 13/05/09 8h30
PONTO DE ENCONTRO – Colégio Artur Sales – Santa Cruz  

DATA – 14/05/09
PONTO DE ENCONTRO – Final de linha de Castelo Branco – Em frente ao Colégio Roberto Santos

Mutirões realizados

A SMS já realizou esse ano sete mutirões de combate à dengue. Os agentes de endemias passaram por quatro Distritos Sanitários: Cabula /Beirú, Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho e São Caetano/ Valéria.

No último mutirão, que aconteceu na semana passada, os agentes trabalham no Distrito Sanitário Cabula/ Beirú. As equipes passaram pelos bairros de Pernambués e Cabula, onde 10 ruas foram visitadas.

Balanço Dengue Casos Dengue até a 16ª Semana Epidemiológica, Salvador-Ba, 05/05/2009

Casos Notificados  Dengue Clássico
Confirmados
FHD
Confirmados
DCC
Confirmados
Óbito FHD
3570  645  14  52  03

FHD – Febre Hemorrágica do Dengue
DCC – Dengue com complicações