mutirao_liberdadeA Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realizou nesta quarta-feira (15) mais um mutirão contra a dengue. Galeria de imagens.

Dessa vez os agentes de combate às endemias passaram pelos bairros do IAPI e Retiro, no Distrito Sanitário Liberdade, onde o índice de infestação está em 3%, o sexto maior da cidade, de acordo com o 3º Levantamento de Índice Rápido, divulgado em junho.

Além dos 20 agentes de combate às endemias, também participaram da ação 23 agentes de limpeza da Limpurb. Eles passaram por 21 ruas dos bairros do IAPI e Retiro. No local foram encontrados diversos focos do mosquito da dengue e muito lixo acumulado. “O principal objetivo dos mutirões é conscientizar a população quanto a importância de manter suas casas livres de depósitos do mosquito. Nós coletamos o lixo e eliminamos os depósitos. O que não é possível eliminar a gente trata, como caixas d’água e tanques”, afirma Raul Neto, biólogo e técnico do CCZ.

Em apenas em um terreno baldio os agentes de endemias encontraram cinco larvas do mosquito. O local está abandonado há mais de 10 anos e segundo Evanildo Santos de Oliveira, pessoa que responde pela área, a situação era ainda pior. “Os proprietários não aparecem aqui há muitos anos. Quando eu chegue a situação era tão critica que ninguém conseguia entrar no terreno de tanto lixo. Agora que está um pouco melhor”, defende o morador. O local, no entanto, ainda possui muito lixo jogado pela própria comunidade e diversos depósitos para proliferação do mosquito. O mais grave é que o terreno fica ao lado do Colégio Emanuel Canti, colocando em risco a saúde de diversas crianças. Outros focos do mosquito foram encontrados na Igreja Batista Nova Betel, no IAPI, também vizinha do Colégio. Os agentes de endemias passaram pelo templo, após receber denúncia de uma moradora do bairro.

Esse foi o décimo terceiro mutirão de combate à dengue realizado no ano, o primeiro depois do 3º LIRAa, que registrou um Índice de Infestação Predial (IPP) de 3% em Salvador. Os bairros do IAPI II e Retiro foram escolhidos para receber o primeiro mutirão do semestre por possuir uma grande quantidade de materiais inservíveis, considerados depósitos preferenciais de criadouros do mosquito da dengue.

Além de buscar possíveis focos do mosquito, os agentes orientam os moradores sobre como evitar a proliferação da dengue. Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e cobertos, manter sempre bem tampados tanques, tonéis, barris e caixas-d’água, guardar garrafas com as bocas sempre viradas para baixo, jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, encher com areia até a borda os pratos de plantas e lavar pelo menos uma vez por semana tanques, caixas-d’água e piscinas infláveis.

Ponto de encontro mutirão de Canabrava:

DATA – 16/07/09
PONTO DE ENCONTRO – PSF de Canabrava, 8h.
Índice de Infestação Predial de Salvador reduz 0,6%

O Índice de Infestação Predial de Salvador teve redução de 0,6%. É o que mostrou o 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2009, realizado na primeira semana de junho. Salvador, que registrava um percentual de 3,6 agora atinge a marca de 3%, ou seja, a cada 100 casas visitadas, em 3 foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue.

A redução se deve aos trabalhos de conscientização da população realizados pela Secretaria Municipal da Saúde, além dos mutirões de limpeza feitos em parceira entre o Centro de Controle de Zoonoses, Limpurb, Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador e Guarda Municipal.

Houve redução do Índice de Infestação Predial em 9 dos 12 Distritos Sanitários da cidade, com destaque para o de Pau da Lima, que saiu da faixa de 4,3 para 2%. (Confira tabela 01).

Em relação aos depósitos preferenciais, Salvador continua apresentando tanques e tonéis como predominantes, representando 31,6%, seguido por vasos e pratos de plantas, com 22,8% e materiais inservíveis com 22,3%. (Confira tabela 02). Isso demonstra que ainda há necessidade de ações educativas quanto à presença dos depósitos nos domicílios.

Os dados foram levantados a partir de visitas domiciliares realizadas por agentes de combate às endemias, o que permitiu um diagnóstico da situação subsidiando as ações da Secretaria Municipal da Saúde.

Tabela 01

Distritos Sanitários 2º LIRAa/09 3º LIRAa/09