mutirao_santa_cruzA Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realizou nesta quarta-feira (13) mais um mutirão contra a dengue. Galeria de imagens.

Dessa vez os agentes de combate às endemias passaram pelo bairro de Santa Cruz, no Distrito Sanitário Barra/ Rio Vermelho, onde o índice de infestação está em 3,6%, o quinto maior da cidade, de acordo com o 2º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti de 2009.

Além dos agentes de combate às endemias, também participaram da ação agentes de limpeza da Limpurb e da Guarda Municipal. Eles passaram por seis ruas do bairro de Santa Cruz. No local foram encontrados diversos focos de dengue e muito lixo acumulado. “Encontramos muitos depósitos propícios para proliferação do mosquito. A maioria se trata de lixo doméstico, como potes de margarina e garrafas pet. Isso significa que ainda falta consciência da população”, afirma Eliaci Costa, coordenadora do programa de combate à dengue do município.

Apenas em dois terrenos, mais de 20 sacos de lixo foram retirados pelos agentes da Limpurb. Os locais estavam infestados de ratos, baratas e caramujos. “O problema é que a gente faz a limpeza hoje e daqui a uma semana tudo está sujo de novo”, lamenta Eliaci.  O líder comunitário de Santa Cruz, Gil De Leon, afirmou, no entanto, que vai fazer um trabalho de conscientização na região para que o lixo não volte a ser acumulado.” O risco é para a própria comunidade. A gente pede que a comunidade mantenha a limpeza que estamos fazendo hoje”.

Esse foi o nono mutirão de combate à dengue desse ano. Os agentes de endemias já passaram por cinco Distritos Sanitários: Cabula /Beirú, Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho, São Caetano/ Valéria, Cajazeiras e Liberdade. Amanhã (14), os agentes realizam o trabalho de prevenção no Distrito Sanitário Pau da Lima, onde 12 ruas serão visitadas.

Além de buscar possíveis focos do mosquito, os agentes orientarão os moradores sobre como evitar a proliferação da dengue. Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e cobertos, manter sempre bem tampados tanques, tonéis, barris e caixas-d’água, guardar garrafas com as bocas sempre viradas para baixo, jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, encher com areia até a borda os pratos de plantas e lavar pelo menos uma vez por semana tanques, caixas-d’água e piscinas infláveis.

Ponto de encontro mutirão de Pau da Lima:

DATA – 14/05/09
PONTO DE ENCONTRO – Final de linha de Castelo Branco – Em frente ao Colégio Roberto Santos

3º LIRAa 2009

O objetivo de Eliaci Costa é que já no próximo dia 25 de maio comece a ser realizado o 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti de 2009, suspendendo temporariamente os mutirões. “Uma norma técnica do Ministério da Saúde diz que não é possível realizar as duas ações ao mesmo tempo, para evitar distorção no resultado do LIRAa. Além disso nós precisamos conhecer primeiro quais são as áreas de risco para depois tratá-las com mais eficácia”, explica Eliaci Costa, coordenadora do programa de combate à dengue do município.

No segundo levantamento do ano, realizado entre os dias 16 e 19 de março, Salvador registrou um índice de 3,6%, ou seja, a casa 100 casas visitadas, em 3, foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue.

Balanço Dengue
Casos Dengue até a 16ª Semana Epidemiológica, Salvador-Ba, 05/05/2009