Mais de 93 toneladas de materiais inservíveis, lixo e entulho foram recolhidos somente no primeiro dia de mutirão contra dengue nos bairros de Coutos, Barragem dos Macacos, Fazenda Coutos, Ilha Amarela, Itacaranha, Lobato, Paripe, Plataforma e Alto de Coutos.

A mobilização faz parte das estratégias da Prefeitura de Salvador para conter o crescimento de criadouros do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença) nos 12 Distritos Sanitários da capital.  A intensificação teve continuidade durante todo o dia de hoje (02) e terminará neste sábado (03) nos bairros do Subúrbio Ferroviário.

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com  profissionais da Limpurb e  Secretaria de Infraestrutura estão realizando a intensificação casa a casa, além de  trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de lixo e materiais que possam se tornar criadouros de larvas e do mosquito, palitação de material reciclável, ingresso em imóveis fechados abandonados, vistoria de depósitos elevados (como caixas d’água e calhas), distribuição de material educativo, com orientação à população quanto a importância de se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos.  Os moradores também poderão colocar entulhos e materiais inservíveis em frentes as casas para recolhimento.

Na mesma ação realizada entre os dias 25 e 27 de julho nos bairros Santa Luzia, Campinas de Pirajá e Boa Vista de São Caetano, a Limpurb recolheu mais de 100.000 Kg de lixo e materiais inservíveis, além de quase 13 Kg de mato e poda.  Na próxima semana será a vez dos bairros do Distrito Boca do Rio receber a mobilização.