chamada_mutirao_dengue_2011

Acontece nesta terça-feira (22) mais um mutirão de combate à dengue, o sexto realizado pela Prefeitura de Salvador este com o objetivo de reduzir o índice de infestação predial da cidade que está em 3%. Desta vez, o bairro beneficiado será o de Fazenda Coutos, quando os agentes de combate às endemias, do Centro de Controle de Zoonoses, visitarão casas e terrenos baldios da Rodovia 528 (sentido Valéria), Travessa Moema, Rua Paquistão e Eixos 37 e 34. O ponto de encontro será no final de linha do bairro, às 08 horas.

Até o fim do mês serão realizados mais 05 mutirões: dia 23 de março em Sussuarana Nova, 24 no Curuzu, 29 em Periperi, 30 na Liberdade e no dia 31 em Itacaranha (confira toda a programação em anexo).

Os mutirões, realizados em parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses e demais órgãos da Prefeitura, já marcaram presença no mês de fevereiro nos bairros de Mata Escura, Alto do Cabrito, Sussuarana, Novo Horizoente e Canabrava, que registram altos índices de infestação.

Paralelo aos mutirões, os agentes de combate às endemias realizam atividades educativas nas comunidades visitadas, alertando os moradores sobre os riscos da dengue e dando dicas de prevenção, como não acumular água em vasos de plantas, pneus, ou lajes; tampar devidamente as caixas d’agua, tanques e tonéis; e descartar todo material que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegipty, como garrafas, latas e cascas de ovos.

Os mutirões são uma das melhores estratégias realizadas para evitar o aumento da infestação da dengue na cidade. Porém, os órgãos públicos precisam contar o apoio da população. Segundo o primeiro Levantamento de Índice do Aedes Aegypti de 2011, os tanques e tonéis continuam sendo os depósitos preferenciais dos mosquitos. Em seguida estão os vasos e pratos de plantas, além de calhas, lajes e ralos. Isso mostra que a população ainda precisa se conscientizar quanto ao combate ao mosquito da dengue.