Cinquenta funcionários da rede municipal participaram do treinamento

Em decorrência do aumento de casos de monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos, e os problemas que ela pode ocasionar na população em situação de rua, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) realizou na tarde da última quinta-feira (01) uma capacitação de profissionais que atuam com este público em relação aos cuidados com a doença.

O evento ocorreu no auditório da Diretoria de Vigilância à Saúde da SMS, localizada na Av. Vasco da Gama, contou com a participação de 50 pessoas que trabalham diretamente com equipes de atenção à população de rua, como os Consultórios na Rua, Pontos de Cidadania e Unidades de Acolhimento do público adulto.

Para dialogar sobre quais maneiras de abordagem sobre o agravo, o treinamento teve como mediadores Abdon Brito, coordenador de Atenção Primária do órgão; Adielma Nizarala, médica infectologista; Cristiane Cardoso, gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da cidade (CIEVS); e Olivete Borba, subcoordenadora de Rede Laboratorial municipal.

A capacitação realizada é uma prática necessária de preparo para possíveis casos em pessoas com alta vulnerabilidade social. “Treinar os profissionais que lidam diariamente com esta comunidade, que vivem geralmente sem acompanhamento periódico na saúde e têm problemas na questão sanitária, é primordial para atuar de forma preventiva e humanizada”, afirma Abdon Brito.