A Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb) apresentou oficialmente na tarde desta quarta-feira (29) os resultados do trabalho de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano no carnaval 2012. O consumo do produto fora dos padrões é um dos maiores causadores de diarréia durante a festa.

Os trabalhos foram iniciados em setembro do ano passado, quando os técnicos começaram a recolher as amostras dos reservatórios. Os estabelecimentos que não apresentaram conformidade em relação aos parâmetros físico-químicos e microbiológicos foram notificados para que se adequassem antes da folia. Já durante a festa
foram coletadas 323 amostras, um aumento 62% em relação ao ano passado. Destas, quase 50% apresentaram não conformidades em relação aos parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Porém, o número é 24% menor em relação ao ano passado, o que é atribuído às ações preventivas realizadas pelo órgão. As inspeções resultaram em 83 notificações e 4 interdições.

Para Lourenço Ricardo, coordenador da Visamb, o reflexo do monitoramento realizado durante o carnaval é visto nos postos de saúde após a folia. “Desde que foi implantado esse projeto o número de atendimentos por diarréia caiu vertiginosamente no pós carnaval. Em 2010 foram notificados 1.464 casos um mês depois da festa. Esse número caiu para 1.242 no ano passado e em 2012 registramos apenas 393 atendimentos”, comemorou Lourenço.

O projeto

Realizado pelo segundo ano consecutivo no carnaval, o Projeto de Monitoramento da Qualidade da Água visa garantir a qualidade do produto oferecido em estabelecimentos dos circuitos carnavalescos como restaurantes, hotéis e camarotes, prevenindo riscos à saúde pública.

Em 2012 as ações foram ampliadas por conta da implantação do Laboratório Municipal de Análise de Água, que funciona no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Vasco da Gama.