Com o objetivo de reverter os indicadores de mortes no trânsito através de ações de prevenção, além da redução da morbimortalidade e violências, a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas (Cetad), realiza nesta quinta-feira (15), a partir das 8h, na Lavagem do Senhor do Bonfim, o projeto “Álcool: na contramão da direção”. Durante a mobilização, os profissionais de saúde sensibilizarão os participantes da festa através de jogos interativos e distribuição de panfletos educativos, alertando os condutores para os riscos da perigosa combinação entre álcool e direção.

O evento integra o plano de contingência da violência no trânsito instituído pelo prefeito ACM Neto, cujo desafio é reduzir em 50% os índices de mortos e feridos no trânsito até 2020 através de medidas participativas de todas as esferas de poder e da própria sociedade.

Gastos públicos – Dados do IBGE revelam que o trânsito no Brasil mata 43 mil pessoas por ano – número três vezes maior do que a guerra civil na Síria – ao mesmo tempo em que outras 124 mil são internadas anualmente com algum tipo de lesão. Um levantamento do Ministério da Saúde, sobre internações hospitalares e gastos com tratamento, mostram ainda que os acidentes de trânsito geraram um gasto de R$ 200 milhões aos cofres públicos em 2013. O agravante é que 75% das vítimas fatais estão relacionados com o consumo de bebidas alcoólicas.