Será realizada nesta quinta-feira (27) a Mobilização Pró-Saúde da População Negra 2011 com o tema “A Saúde da População Negra é direito, é lei: racismo e discriminação fazem mal a saúde”.

Para marcar a data diversas atividades destacarão as ações desenvolvidas pela Prefeitura, através da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde (ASPERS), como a implantação dos Programas de Combate ao Racismo Institucional, de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, e os trabalhos com as Religiões de Matriz Africana e Quilombos Urbanos.

Também neste 27 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme e para se debater os avanços na assistência aos portadores e as ações ainda necessárias, será realizado o Seminário Nacional Sobre Políticas Públicas para Pessoas com Doença Falciforme, promovido pela Câmara Federal, às 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ).

A Bahia apresenta a maior incidência de Doença Falciforme no Brasil, com um caso a cada 650 nascimentos. Estima-se a existência de 10 mil portadores em todo o estado que necessitam de atendimento especializado, tornando o momento propicio para avaliação das políticas públicas voltadas para essas pessoas.

Segundo Silvia Augusto, coordenadora da ASPERS, é muito importante a realização de encontros para se debater medidas e estratégias que potencializem a redução das desigualdades em saúde que impactam nos negros. Ela lembrou que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra apresenta como objetivo geral promover atenção integral, com prioridade para redução das desigualdades étnico-racial, combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

O Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme foi implantado 2005 e desde então a Secretaria Municipal da Saúde passou a ser responsável por oferecer aos portadores acesso ao diagnóstico, acompanhamento clínico, medicamento, exames de controle/rotina e serviços de média e alta complexidade.