logo_dia_mundial

Existem hoje no mundo cerca de 250 milhões de pessoas com diabetes, sendo que esse número poderá chegar a 380 milhões em 2025. Só no Brasil, são 11 milhões vivendo com a doença, e estima-se que metade desconheça sua própria condição.

Para reverter este cenário, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá no período de 16 a 18 de novembro nos postos de saúde, uma mobilização de incentivo ao diagnóstico precoce e de promoção de comportamentos que previnam ou retardem o aparecimento do agravo, a partir dos esclarecimentos sobre sintomas e fatores de risco.

As atividades integram as comemorações do Dia Mundial de Diabetes, em 14 de novembro, que este ano também trabalhará com o tema “Educação e Prevenção do Diabetes”, utilizado desde 2009 com o objetivo de reforçar a conscientização global e capacitar a população para ser mais ativa no controle da saúde, evitando a doença e suas complicações.

Em Salvador, estima-se que 87.358 indivíduos maiores de 40 anos são diabéticos, o que corresponde a 11% da população do município.