logo_saude_mulherPara marcar a passagem pelo Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Área Técnica de Saúde da Mulher, inicia nesta quinta-feira (08) uma mobilização de combate ao Câncer do Colo de Útero e de Mama.

O objetivo é prevenir ou detectar precocemente os casos de cânceres e com isso reduzir a mortalidade na população feminina. De acordo o Instituto Nacional do Câncer, a detecção precoce aumenta a possibilidade de cura em 100%. A mobilização nas unidades de saúde acontecerá durante todo o mês de março, quando estarão sendo realizados exames preventivos ginecológicos, exames das mamas e coleta de descarga papilar.

A priorização do controle desses cânceres foi definida no Pacto pela Saúde firmado entre as Secretárias Municipais, Estaduais e o Ministério da Saúde. As mulheres interessadas deverão procurar as unidades de saúde mais próximas e se informar sobre a realização dos exames. Vale ressaltar que os procedimentos são disponibilizados durante todo o ano na rede municipal de saúde.