caminhada_tabagismoEm comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica promove amanhã (31), um evento alusivo à data, na Praça da Piedade.

Durante toda a manhã, a população contará com ações educativas de controle e prevenção da doença além de ter acesso a testes de espirometria e orientação médica de pneumologistas para fumantes e ex-fumantes a partir dos 40 anos. A cada última semana de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimula a realização de ações de combate e controle do tabagismo. Segundo a OMS, 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo até o ano de 2030, sendo 800 mil como fumantes passivos.

Em Salvador, as pessoas que desejam parar de fumar contam com tratamento gratuito oferecido Prefeitura. Os interessados devem procurar uma das unidades de saúde que participam do Programa Municipal de Controle do Tabagismo para fazer o cadastro (confira relação abaixo).

Os pacientes participam de terapias em grupo, e de acordo com avaliação clinica sobre o nível de dependência, podem contar com intervenção medicamentosa. De acordo com dados do programa, dos 753 pacientes assistidos em 2011, cerca de 350 pararam de fumar, o que representa um índice superior a 45% ratificando a importância das ações de controle e prevenção.

O evento tem apoio da Associação de Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e da Liga Baiana de Pneumologia.

Doença – O tabagismo é reconhecido como doença epidêmica resultante da dependência de nicotina classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrente do uso de substância psicoativa (CID 10).