Visita técnica avaliou as instalações e os fluxos assistenciais definidos para acolhimento no novo serviço

Estrutura física qualificada, além de fluxos operacionais e assistenciais bem definidos. Essas foram as avaliações feitas pelo Promotor de Justiça, titular da 8ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Bahia, Carlos Martheo, durante a vistoria técnica ao Multicentro de Saúde Carlos Gomes, custeado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A visita técnica realizada pela comitiva do Ministério Público da Bahia teve como objetivo conhecer as instalações e os fluxos do novo serviço multiprofissional de atenção especializada em Saúde Mental implantado na unidade ambulatorial. A implementação permitirá o acolhimento de pessoas de todas as faixas etárias, inclusive crianças e adolescentes, com sofrimento ou transtorno mental moderado.

“Estamos passando por um processo difícil com a incidência grande de jovens com transtornos psicossociais. E o município de Salvador traz esse serviço como um ponto de desafogar a rede, trazendo para o Multicentro Carlos Gomes essa importante abertura. As instalações são muito boas e a impressão foi a melhor possível”, avaliou o promotor.

Outros serviços

Além da visita técnica ao novo serviço de atendimento em saúde mental, a comitiva do Ministério Público visitou outros cinco serviços especializados. O Núcleo de Reabilitação ofertará atendimento em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Psiquiatria (infantil), contando com diferentes recursos para ser referência no cuidado e recuperação para adultos e crianças nos processos de reabilitação.

O Ambulatório Especializado em Saúde Sexual e Reprodutiva garantirá assistência no planejamento familiar, prevenção de gravidez indesejada, além do diagnóstico, tratamento e acompanhamento de infecções sexualmente transmissíveis. Também são oferecidos planejamento reprodutivo com a colocação DIU e outros métodos contraceptivos, acompanhamento de disfunções sexuais e hormonais, bem como tratamento de doenças ligadas à região genital.

Para a população da terceira idade, é disponibilizado um serviço de Atenção Integral à Saúde do Idoso que funcionará atendimento multiprofissional e interdisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistente sociais especializados no trato desse público. As pessoas com hanseníase também têm à disposição um ambulatório para atendimento integral especializado do tipo II da doença.
É ofertado ainda um serviço de especialidades médicas voltados para o acolhimento infantil com Alergologia Clínica Endocrinologia Pediátrica,Oftalmologia, Gastroenterologia Pediátrica, Infectologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica, além de Psiquiatria Infantil em atendimento à reabilitação.

Estrutura

A implementação da nova estrutura assegura o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para responder à crescente demanda de cuidado em saúde mental, agravada pelos impactos socioeconômicos e subjetivos da pandemia da covid-19.

A equipe multidisciplinar será composta por médicos psiquiatras, psicólogos e assistente social. O acesso ao serviço no local ocorre de forma regulada, ou seja, os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas de saúde ou dos CAPS – Centros de Atenção Psicossociais. O Multicentro Carlos Gomes é o único da capital baiana com a disponibilidade de oferta desse tipo de assistência.

“Essa é uma inovação que é fruto da sensibilidade de uma gestão que prioriza garantir uma atenção integral à saúde da nossa população. A validação feita pelo Ministério Público demonstra a qualidade assistencial que estamos colocando à disposição do beneficiário SUS da nossa capital, com estrutura qualificada, equipes consistidas e especializadas”, destacou Decio Martins, secretário Municipal da Saúde.

Jeito ISAC

Em agosto de 2020, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania assumiu a gestão do Multicentro Carlos Gomes. Desde então, o Instituto iniciou um amplo processo de melhoria de fluxos, processos e modernização da assistência com a implantação de ferramentas que dão mais agilidade e eficiência nos atendimentos.

Para resolver um problema histórico de formação de filas para agendamento de consultas e exames que se formavam todas as manhãs na unidade, foi implantada uma nova central telefônica e o sistema de fila de espera virtual para atendimento dos pacientes da unidade. O setor de marcação também ganhou ampliação dos espaços com a inclusão de duas salas, todas com acessibilidade para os pacientes. A reorganização dos fluxos proporciona mais conforto aos usuários.
“Conseguimos demonstrar a qualidade da assistência prestada pelo ISAC, sempre pautada na humanização e segurança do paciente, e isso trouxe ainda mais confiança para que pudéssemos assumir essa renovação contratual com a expansão dos serviços prestados no Multicentro Carlos Gomes. Nossa expectativa é garantir cada vez mais um atendimento com excelência aos nossos pacientes”, explicou Karol Oliveira, diretora-geral do Multicentro.