Cerca de 60 militares participaram nesta quinta-feira (21) da capacitação da Prefeitura para atuarem no chamado “Dia D de combate à Dengue”, que ocorrerá no próximo sábado (23)

A manhã desta quinta-feira (21) foi marcada por novos aprendizados importantes para os cerca de sessenta militares da Marinha que participaram da capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A atividade foi realizada no Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), no Comércio. Os conhecimentos já serão colocados em prática no sábado (23), quando os agentes e os militares atuarão em conjunto nas vilas navais.

Durante o treinamento de hoje, os agentes de saúde e a equipe técnica do CCZ apresentaram orientações para que os militares possam auxiliar nas atividades de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Eles foram treinados para a identificação, eliminação e, sobretudo, para atuar na cultura da prevenção dos focos, colaborando, ainda, com a mobilização ‘Salvador Contra a Dengue’.

Dia D – No sábado (23), os militares e os agentes de endemias farão a parte prática da capacitação, com a inspeção das áreas da Marinha do Brasil na Vila Naval Do Morro Do Gavazza, na Barra, e Vila Naval Da Barragem, em São Tomé de Paripe.

Presente na abertura dos trabalhos conjuntos, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressaltou a importância do apoio da Marinha na atuação conjunta contra a Dengue, com a qualificação dos seus marinheiros multiplicadores que irão ajudar Salvador no combate. “Nosso principal objetivo hoje é capacitar o quadro de militares da Marinha do Brasil para que eles possam ser agentes multiplicadores e levarem para suas casas e comunidades, tudo sobre prevenção ao foco da Dengue, sobre remoção, e vigilância. Reforçamos os laços com a Marinha do Brasil, agradeço mais uma vez por essa oportunidade de estarmos juntos, fortalecendo o combate à Dengue em Salvador”, declarou a gestora.

O Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, Comandante do Distrito Naval, afirmou que se trata de uma parceria relevante com a Prefeitura de Salvador em prol da sociedade soteropolitana e baiana, e destacou que a capacitação dos militares é importante para que eles possam fazer o trabalho de campo. “Nós tivemos hoje uma atividade de treinamento aqui no segundo distrito naval por estes guerreiros e guerreiras que são os agentes de saúde, que vão em cada casa e que conhecem a forma de como combater os focos do mosquito. No sábado (23), teremos ações práticas nas nossas Vilas Navais e estaremos prontos também com nossos militares para contribuírem com a equipe da Prefeitura com atuações nas escolas e em outros locais que nos for solicitado”, considerou.

Conscientização – Ana Paula Matos reforçou, ainda, que é possível mudar esta realidade do país começando por Salvador, e reiterou ações cotidianas que precisam ser intensificadas por toda a população. “Começando na nossa casa, removendo entulhos, água parada que possa gerar foco da dengue, então, a Marinha tem suas vilas, e também vai fazer conosco esse trabalho, e vai nos ajudar com a capacitação dos alunos nestas escolas para que os alunos virem multiplicadores no combate à Dengue, então, é uma parceria institucional, mas sobretudo um reforço à prevenção da dengue em Salvador”, salientou a gestora.

O Almirante Cambra reiterou a necessidade de contribuição e conscientização dos soteropolitanos. “Essa iniciativa é importante também por conta da força da nossa instituição e para mostrar para as pessoas a preocupação do poder público em apoiar e também conscientizar a todos os moradores da cidade sobre a importância das atividades de prevenção das arboviroses, sobretudo da Dengue, que deve começar nas nossas casas, combatendo os focos do mosquito. Então, contem sempre com a Marinha do Brasil nesse trabalho de apoio à sociedade baiana e de Salvador!”, finalizou.