Merendeiras de escolas municipais instaladas no Distrito Sanitário de Itapagipe serão capacitadas pela Vigilância Sanitária sobre boas práticas de manipulação de alimentos. A estratégia foi definida em encontro realizado entre gestores e coordenadores pedagógicos de oitos instituições de ensino com técnicos sanitários.

A reunião tratou sobre propostas de inserção da VISA na rotina das escolas, propondo novas alternativas às ações pontuais como inspeção ou coleta de amostras para análise laboratorial. Os pais e responsáveis dos alunos também serão orientados sobre higiene pessoal e alimentação saudável/segura.

O treinamento das merendeiras será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, das 08 às 12 horas. As capacitações visam adequar a produção de alimentos às normas higiênicas e de segurança, por isso elas serão orientadas sobre doenças transmitidas por alimentos, manipulação e armazenamento de produtos, higiene do ambiente, de equipamentos e pessoal. O curso também falará sobre a importância e como fazer a conservação de alimentos como carnes, embutidos e salgados, frutas, verduras, conservas, enlatados e laticínios.

Também no fim do mês acontecerão os encontros com os pais e responsáveis. Já para o próximo ano está sendo elaborado um projeto que prevê a participação da Vigilância Sanitária nas feiras de ciências das escolas, com ações envolvendo educação e saúde.

O trabalho, iniciado no Distrito Sanitário de Itapagipe, poderá se estendido para as demais áreas da cidade, com a participação das equipes descentralizadas da Vigilância Sanitária. Em Itapagipe, os técnicos sanitários também já realizaram o cadastramento e treinamento em manipulação de alimentos dos ambulantes que atuam nas imediações do Hospital Santo Antônio, na Avenida Dendezeiros, e barraqueiros da área do Estaleiro, localizados no Bonfim.