Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia

Cerca de 80 profissionais do Médicos pelo Brasil foram acolhidos, na manhã desta sexta-feira (15) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador. O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia, na Av. ACM com a presença do secretário, Décio Martins; a subsecretária da Saúde, Edriene Barros; o coordenador da Atenção Primária, Abdon Brito e a coordenadora de Gestão de Pessoas, Socorro Tanuri.

Os novos profissionais vão compor o quadro de médicos nos postos de saúde da Atenção Primária no município, atuando diretamente com a população das comunidades da capital.

O titular da pasta, Décio Martins destaca que o reforço vai assegurar a ampliação da oferta dos serviços na rede municipal. “O atendimento preventivo da medicina da família garante que a população tenha uma vida saudável e, dentro da medida do possível possam se cuidar para não chegar ao nível de urgência. Vimos aí, por exemplo, que com o advento da pandemia uma das condições que ela nos impôs foi de fato, pessoas sem se cuidarem durante dois anos, aumentando o número de casos de problemas vascular, pé diabético e pessoas agravadas com câncer”.

Durante o encontro, foram apresentados aos médicos do programa os desafios e potencialidades da rede de Atenção Primária da capital. De acordo com Abdon Brito, coordenador da Atenção Primária de Salvador, foi possível mostrar a estrutura e especificidades da rede soteropolitana aos médicos que atuarão nos postos de saúde.

“Apresentamos a estrutura da nossa rede, as estratégias traçadas pela gestão para garantir maior resolutividade dos serviços básicos, bem como as expectativas que temos para atuação dos profissionais”, destacou.

Na próxima segunda-feira (18), os profissionais do Médicos pelo Brasil passarão por outra rodada de acolhimento para conhecimento da rede pública soteropolitana.