medicos_samu_homenageados

Os médicos do SAMU de Salvador, Lucas Albuquerque, Enox Paiva e Osvaldo Bastos foram homenageados na manhã desta terça-feira (06), no Comando de Operações do Corpo de Bombeiros.

Eles foram condecorados com a Medalha Conselheiro Almeida Couto, instituída pelo Decreto Nº 3.868, de 21 de dezembro de 1994, para premiar os integrantes da Corporação que tenham prestado relevante serviço ou tenham executado, em casos excepcionais, ações de destaque no cumprimento do dever profissional, e às autoridades e personalidades civis que tenham praticado atos meritórios em prol do desenvolvimento das atividades dos bombeiros no Estado.

Os médicos participaram do resgate de Elielson Carvalho, que em julho do ano passado ficou preso nos escombros de um casarão que desabou na Ladeira da Conceição da Praia. Para retirar a vítima do local, os profissionais do SAMU tiveram que realizar a amputação de um antebraço numa situação adversa, após 20 horas de inúmeras tentativas de resgate. Segundo Dr. Osvaldo Bastos, a decisão foi tomada em conjunto. “Os bombeiros sinalizavam que caso tentasse liberar a mão da vitima, toda estrutura poderia cair. Além disso, levamos em consideração o tempo em que o paciente estava preso nos escombros e que não sabíamos o estado da mão presa. Então, provavelmente, parte do braço deveria ou poderia ser amputado após o salvamento. Considerando que o risco de vida do paciente e das equipes de resgate era extremamente elevado, optou-se, tendo o consentimento da vítima, pela amputação”, afirmou.

O médico precisou ficar declinado cerca de 60º, praticamente de cabeça para baixo, apoiado somente em uma das pernas e no cinto de segurança, e seguro pelos bombeiros, para conseguir realizar a amputação. “Não tem escola que prepare um profissional para uma situação como essa. A gente sabe que pode se deparar com situações difíceis, e dentro do SAMU temos que estar preparados para elas. É muito gratificante fazer parte de uma equipe com profissionais tão competentes”, finaliza Dr. Osvaldo.

O evento contou com a participação de oficiais da Aeronáutica, Exército, Marinha e Policia Militar. “A medalha é a prova do reconhecimento que o Estado tem pelo trabalho desses profissionais e de todo o SAMU”, afirmou o Secretario de Segurança Pública, Mauricio Teles Barbosa. O Cel. Castro Lima, que também estava na solenidade, disse que os médicos se comportaram como “verdadeiros heróis”.

O Coordenador Geral do SAMU, Ivan Paiva, parabenizou os profissionais pelo esforço e empenho, e aproveitou para afirmar o orgulho da Instituição em tê-los como membros da equipe.