Em alusão à Campanha Março Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através das equipes do Consultório de Rua (CnR) Itapuã, USF Itapuã, CnR Itapagipe, Ponto Cidadania Itapagipe, e Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Itapagipe, promove nesta quarta-feira (29), duas ações mais do que especiais voltadas às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social: O Dia D da Mulher na Lagoa do Abaeté, em Itapuã; e Momento da Beleza e Desfile da Identidade, na Praça dos Mares, ambas a partir das 9h00.

No Dia D na Lagoa do Abaeté as participantes irão ter acesso a diversos serviços de cuidado com a saúde: auriculoterapia, massoterapia, tranças, oficina de turbante, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), verificação de PA, Glicemia, e prática de Lian Gong. Já na Praça dos Mares haverá oferta de orientação de serviços da Rede de Atenção à População em situação de rua, atividades culturais e artísticas, espaço de cuidado, beleza e saúde, dentre outras.

De acordo com a subcoordenadora de Estratégia de Saúde da Família da SMS, Tainara Pereira, as atividades voltadas para mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social são frutos das articulações com os dispositivos do Projeto Girassóis de Rua, além de unir profissionais dos Consultórios de Rua Pontos de Cidadania e UAA, e têm o objetivo geral de promover ações de cuidado a saúde, educação e integração social para essas mulheres.

Nesse intuito essas atividades especiais do março Mulher visam ofertar atividades educacionais por meio de debates, oficinas, apresentações teatrais e musicais para propor reflexão e conscientização ao autocuidado para as mulheres em situação de rua que circulam nos territórios dos serviços do Girassóis de Rua. Estamos levando até a elas práticas e cuidados essenciais que todas precisam e merecem”, destaca.

A Girassóis de Rua – organiza-se como uma rede de atenção à saúde – e à saúde mental – que visa atender às necessidades de melhoria das condições de saúde das pessoas em situação de rua, bem como prover a ampliação, diversificação e articulação setorial e intersetorial para assistência a esta mesma população, como previstos em Políticas de Saúde e planos federais, estaduais e municipais.