novo_banner_160O Disque Saúde 160 está sendo reestruturado para prestar um serviço de qualidade à população. Para isso, estão sendo contratados e capacitados novos atendentes com o objetivo de reduzir o tempo de atendimento, facilitando o canal de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde e os usuários do SUS.

O Disque Saúde foi lançado em março de 2009 com prioridade para o recebimento gratuito de demandas referentes à dengue, como notificação de pacientes com suspeita da doença e denúncias sobre focos do mosquito Aedes Aegypti, dentre outros agravos relacionados à saúde. Com o aumento da demanda, o serviço foi ampliado, passando a fazer marcação de exames e consultas, complementando o atendimento nos postos.

O Call Center funciona das 08 às 18 horas com uma equipe de 25 operadores. A demanda por parte da população tem crescido a cada mês, sendo que em abril chegou a registrar uma média de 50 mil ligações, com sobrecarga sempre pela manhã, e tempo médio de atendimento de 4 minutos. À tarde, esse tempo reduz para até dois minutos.

Vale ressaltar que a marcação de exames e consultas continua sendo feita de forma presencial nos próprios postos de saúde, das 08 às 17 horas. Porém, registramos também o maior fluxo pela manhã, o que deixa o sistema sobrecarregado e lento. O procedimento também pode ser feito pelo turno vespertino.

O Disque Saúde 160 está disponível exclusivamente para a população de Salvador, e qualquer atendimento a outros municípios deverá ser realizado através da Central Municipal de Regulação (71 3172-1241 / 1245).