seminario_violencia_contra_

Visando debater e estimular a organização de uma rede de atenção e cuidados para as mulheres vítimas de violência, foi iniciado nesta quinta-feira (09), o Seminário Macroregional de Atendimento de Saúde à Mulher em Situação de Violência com o temaPARA ELAS, por elas, Por eles… Por nós”.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, reúne até amanhã na capital baiana, profissionais da região Nordeste, além de representantes do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais. “Esse encontro é extremamente importante para agregarmos conhecimentos que contribuam para o fortalecimento da rede de saúde no acolhimento às mulheres vítimas de violência, além de termos a oportunidade de ratificar o repúdio contra este tipo de crime. É alarmante saber que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil”, afirmou na abertura do Seminário a Subsecretária Municipal da Saúde, Lucimar Rocha.

De acordo com a Ministério da Saúde, a violência contra as mulheres no Brasil causou aos cofres públicos em 2011, um gasto de R$ 5,3 milhões somente com internações. Foram quase 5.500  mulheres internadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de agressões. Além das vítimas internadas, cerca de 38 mil mulheres, entre 20 e 59 anos, precisaram de atendimento no SUS por terem sido vítimas de algum tipo de violência. O número é quase 2,5 vezes maior do que o de homens na mesma faixa etária que foram atendidos por esse motivo.

O país está entre os mais violentos, ocupando o décimo segundo lugar no ranking mundial. A cada 2 minutos, cinco mulheres são espancadas, e a cada 2 horas uma mulher é assassinada, deixando o Brasil em 12º no ranking mundial de homicídios de mulheres vitimadas por parentes, maridos, namorados, ex-companheiros ou homens que foram rejeitados por elas.

Dados nacionais sobre violência contra a mulher

Entre 1980 e 2010 foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no Brasil, 43,7 mil somente na última década. Segundo o Mapa da Violência divulgado pelo Instituto Sangari, o número de mortes nesse período passou de 1.353 para 4.465, que representa um aumento de 230%. Em 2011, o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, registrou que 37.717 mulheres, entre 20 e 59 anos, foram vítimas de algum tipo de violência. Entre as principais agressões notificadas, destaca-se a física, com 78,2%, seguida por violência psicológica (32,2%) e sexual (7,5%). A maioria das agressões ocorre dentro da própria residência (60,4%) e os homens com os quais elas se relacionam ou se relacionaram são os principais agressores (41,2% dos casos).

Fonte:http://mapadaviolencia.org.br/pdf2012/MapaViolencia2012_atual_mulheres.pdf

Data: 10/05/11
Local: Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Endereço: Avenida Santiago de Compostela, nº216, Parque Bela Vista
Horário: das 08 às 12 horas

08:00 às 09:00 Devolutiva das oficinas pelas facilitadoras
09:00 às 10:30 Grupos focais
10:30 às 11:00 Coffee break
11:00 às 12:00 Programação do curso por estado – UFMG
12:00 às 12:30 – Colcha de retalhos e encerramento.