Diante do alerta para o risco de casos associados ao surto de sarampo registrados na Bahia, a Secretaria Municipal da Saúde DE Salvador (SMS), realizou no último sábado (19), o Dia D de mobilização contra o sarampo, em 93 pontos de imunização, quando foram realizadas mais de 4 mil aplicações das doses de vacina.
“É importante salientar que a vacinação permanece nos postos, portanto, quem não se vacinou durante o Dia D deve procurar uma das 129 unidades de saúde na rede básica o quanto antes para verificar a situação vacinal. Também ressaltamos que a imunização não é indiscriminada, ou seja, é avaliada a situação vacinal pessoa a pessoa. Quem já tomou a vacina não precisa ser revacinado porque já está protegido”, alertou a subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreviníveis, Doiane Lemos.

A recomendação visa interromper a cadeia de transmissão do vírus em localidades com casos confirmados da doença. Crianças entre seis meses e menores de um ano e a população com idade entre 12 meses e 49 anos que ainda não se protegeu, deverão comparecer aos postos de saúde do município, munidos do cartão de vacina para atualização. Pessoas com esquema vacinal completo não precisam ser revacinadas.
A imunização faz parte do calendário básico de vacinação e está disponível na rotina de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08:00 às 17:00 horas. É importante a apresentação da documentação de identificação pessoal e cartão de vacinação.