multicentro_liberdadeEstrutura recebeu investimento de R$1,5 milhão com recursos municipais e oferecerá atendimento básico e especializado para cerca de 200 mil pessoas da região

Com 56 anos de existência, o antigo 3º Centro de Saúde Professor Bezerra Lopes, na Liberdade, passa agora para um novo patamar de atendimento à saúde da população, mais completo, equipado e moderno, com diversos serviços nas áreas de atenção básica e especializada.

O Multicentro de Saúde Bezerra Lopes, localizado na Rua Lima e Silva, 217, foi entregue na manhã desta terça-feira (12) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, em cerimônia que contou com a presença autoridades e moradores, que festejaram bastante a nova estrutura inaugurada como parte das comemorações pelos 467 anos de Salvador.

O prefeito ACM Neto lembrou que Salvador, por muito tempo, sofreu com a falta de investimentos na área da saúde, chegando a ter apenas 18% da de cobertura de atenção básica na cidade. Em quatro anos, o número chegará a quase 50% de cobertura, com cerca de 130 unidades de saúde construídas ou recuperadas e contratados mais de 3,5 mil profissionais. Além disso, de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funcionava de forma precária, a capital baiana chegará até o fim deste ano com nove UPAs em pleno funcionamento, sendo as próximas a serem entregues em Brotas, Paripe e Pirajá. A administração ainda vai dar início neste primeiro semestre à construção do primeiro Hospital Municipal de Salvador, na localidade da Boca da Mata, região de Cajazeiras.

“A maior necessidade da população é na área da saúde pública. Somente em repasses de recursos federais, estamos com déficit de R$80 milhões por ano. Este ano, vamos chegar a aplicar 19% do orçamento municipal na saúde, ou seja, R$140 milhões a mais do que o exigido por lei para conseguir pagar pela manutenção da rede”, apontou o prefeito. ACM Neto ainda complementou que cada Multicentro tem um custo mensal de R$700 mil em manutenção e que, ainda este ano, será entregue mais uma estrutura desse porte: a unidade da Carlos Gomes, no Centro.

O secretário Rodrigues Alves salientou que a unidade estava em situação precária, com salas sendo fechadas e os moradores tendo que buscar atendimento em outras unidades, até mesmo na orla da cidade. Agora, o Multicentro tem capacidade para atender até 1,4 mil pacientes diariamente, atingindo 200 mil pessoas da região. “Estão sendo oferecidas aqui especialidades como Proctologia e Endocrinologia, que até mesmo quem tem plano de saúde tem dificuldades para acessar. Queria destacar a importância de dar esse passo num momento em que o governo federal corta quase R$10 bilhões na área de saúde que financia exatamente esses serviços que estamos implantando hoje”, destacou.

Estrutura – Terceiro entregue desde 2013 – os outros dois estão localizados nos bairros de Amaralina e Vale das Pedrinhas –, o Multicentro de Saúde da Liberdade funcionará como uma policlínica atendendo 14 especialidades médicas nas áreas de angiologia, mastologia, urologia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, nefrologia, dentre outras, além de prestar assistência em odontologia, nutrição, psicologia e enfermagem, através de uma equipe multidisciplinar composta por mais de 160 profissionais com capacidade de atender mais de 1.400 pessoas diariamente. Já na área de atenção primária, a unidade ofertará administração e dispensação de medicamentos, vacinação, realização de curativos e de exames preventivos, acompanhamento de pré-natal e planejamento familiar, aferição de pressão arterial e glicemia e coleta de teste do pezinho.

O Multicentro Liberdade conta ainda com um serviço voltado à atenção integral às pessoas com DST/HIV/Aids e Hepatites virais, através de ações de assistência, prevenção diagnóstico e tratamento, por meio de uma equipe constituída por infectologista, hepatologista e ginecologista.

Carybé – Além da requalificação física e do quadro técnico da unidade de saúde, também foi feita a recuperação de dois painéis do artista plástico argentino, naturalizado brasileiro e radicado na Bahia, Carybé. As obras de arte que retratam a cultura afrobrasileira, tema comum abordado pelo artista, estão localizadas na fachada do Multicentro e acredita-se que foram instaladas no local na ocasião da fundação do Bezerra Lopes, na década de 1960.