Os novos conselheiros municipais de saúde tomaram posse nesta quarta-feira (17), na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Comércio. Os oito membros eleitos se juntam aos demais pares na composição do colegiado para o biênio 2019/2021. O Conselho é constituído por representantes do segmento governamental, trabalhadores e usuários de serviços da saúde.

O Secretário da Saúde, Leo Prates, assume a vice-presidência Conselho. A nova mesa diretora eleita é composta por Everaldo Braga, presidência; Manoel Victor de Jesus, secretário geral; Maria Antônia Vieira, secretária adjunta.

A partir de agora, os empossados devem fiscalizar a execução das Políticas de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, no âmbito do Sistema Único de Saúde na capital baiana.

O gestor da pasta parabenizou os membros e desejou que este ano seja proveitoso para o Conselho, que tem o desafio de articular o pacto da saúde, entre o município e o Governo do Estado. “Esse espaço democrático é resultado do processo de descentralização da saúde, a instituição deve ser acessível para a participação da comunidade nas políticas públicas e administração da saúde. A principal função do Conselho é buscar soluções de forma conjunta para poder unir o esforço de gestão, do trabalhador e usuário no sentido garantidor do sistema de saúde”, declarou.

Confira a lista dos empossados:

Leo Prates – Secretário Municipal de Saúde

Ivando Antunes da Silva, representante da Associação dos Agentes de Saúde do Estado da Bahia – AASA

Lígia Maria de Oliveira Barbosa, representante do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia – CRF/Ba

Marilda Nascimento Silva e Paula Érica Figueiredo Anastácio, representantes do Instituto A Mulherada

Eduardo de Agueda Nunes Calliga e André Luíz Vieira dos Santos, representantes da Associação Metamorfose Ambulante – AMEA

Maísa Pereira de Jesus, representante da Associação dos Moradores do Loteamento Nova República