A Secretaria Municipal da Saúde lançou nesta quarta – feira (29) a caderneta para os pacientes com hanseníase.

Foi oferecido um café para os pacientes que participaram do lançamento da caderneta, enquanto se falava da importância da mesma.
Gerssival Carneiro de Oliveira, morador de Nova Brasília, utiliza os serviços prestados na UBS (Unidade Básica de Saúde) Professor José Mariane há 12 anos entre idas e vindas. “Sempre fui bem assistido, a medica é muito boa, e a enfermeira nota mil, olha o paciente além da doença, faz todos os exames, mesmos os que não tem a ver com a doença, como próstata, psa e outros.”
A caderneta é um informativo com orientações do tratamento da doença, os direitos dos pacientes, assim como um orientador de consultas e medicamentos.
Srª Joselita Pereira de Miranda, enfermeira, conhecida carinhosamente por todos como Lita, atua no programa de controle da hanseníase, na UBS Prof. José Mariane, Distrito Sanitário de Itapuã, há 20 anos, onde concentra o maior quantitativo de pacientes com hanseníase em tratamento no município. “ A caderneta vem consolidar, firmar compromisso do paciente, fazíamos a orientação e entregávamos um folheto, a caderneta traz todas as orientações que o paciente precisa saber sobre a doença. ”
Durante sua fala, Joselita se emociona e fica um tempo em silêncio.
Agradece pela atenção dada a Unidade e ao trabalho feito pelos profissionais da saúde.