Aconteceu nesta quinta-feira (13), na Associação Bahiana de Medicina, a 1ª Oficina para apresentação do Plano Emergencial para Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de Salvador (PEAD 2009-2010). Galeria de imagens

Participaram do encontro o coordenador do Politica Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Dr. Pedro Gabriel Delgado, o Coordenador da Política de Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas do Município, o psiquiatra e professor da UFBA, Antônio Nery Filho, a Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Célia Rocha, e outras autoridades. “Hoje nós realizamos a primeira oficina. Os próximos encontros serão intersetoriais e servirão para que sejam pactuadas novas ações. A idéia é criar câmeras técnicas para acompanhar esse processo. Salvador tem muita riqueza em experiências na área, por isso tem capacidade de realizar um bom trabalho”, disse Dr. Pedro Gabriel Delgado.

O Plano é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem como objetivo articular toda a rede de serviços de saúde, em especial a rede de saúde mental, para ampliar o acesso da população aos cuidados necessários. O MS visa também estimular os municípios a enfrentar o grave problema de saúde pública decorrente do uso prejudicial de álcool e outras drogas. O Plano possibilitará que a capital baiana conte com uma rede completa de CAPS III, CAPS ad, CAPS IA, Casa de Passagem, Ponto de Encontro e Residências Terapêuticas. “Salvador já dispõe de serviços de saúde mental nos 12 Distritos Sanitários. A proposta é ampliar esses serviços e explorar ainda mais o trabalho de busca nesses territórios”, afirmou Célia Rocha.

Inauguração PA Psiquiátrico

A Secretaria Municipal da Saúde inaugura nesta sexta-feira, dia 14, o Pronto Atendimento Psiquiátrico, o primeiro de Salvador, no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, que fica na Avenida Centenário. O PA funcionará 24 horas, disponibilizando 11 leitos para pacientes com transtornos mentais.

O Pronto Atendimento irá compor a rede de Urgência/Emergência de Saúde Mental, juntamente com a Regulação Psiquiátrica do SAMU. Sete psiquiatras compõem a equipe de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atendem uma média de 470 ocorrências por mês. O trabalho é realizado em articulação com os serviços de saúde mental – CAPS e ambulatórios e os 2 hospitais psiquiátricos estaduais – Juliano Moreira e Mário Leal.

A inauguração do PA Psiquiátrico acontecerá às 09 horas, e contará com a presença do coordenador do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, do Prefeito João Henrique, do Secretrário Municipal de Saúde, José Carlos Brito, do Coordenador da Política de Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas do Município, o psiquiatra e professor da UFBA, Antônio Nery Filho, dentre outras autoridades e equipe técnica da SMS.