Com o objetivo de combater o racismo e contribuir para a promoção da saúde integral da população negra, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, promoveu, nesta quarta-feira (19), um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Com o tema “Trajetória de mulheres Negras no Combate ao Racismo”, o seminário, direcionado aos profissionais da SMS, aconteceu na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Na oportunidade, foi realizada uma aula inaugural da 2ª edição do Curso Racismo e Saúde, com a presença da vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, da secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) Fernanda Lordelo, Oilda Ferreira, representando a Secretaria de Reparação Municipal e Evilásio Bouças, presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é uma das estratégias para enfrentamento do racismo enquanto um determinante social e se constitui um compromisso público para a promoção da saúde da população negra, notadamente devido às iniquidades em saúde que são consequências dos fatores socioeconômicos e culturais, incluso neste o racismo institucional. Em busca da superação dessas desigualdades étnico-raciais, a PNSIPN traz como uma das diretrizes gerais “a inclusão dos temas Racismo e Saúde da População Negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde”.

A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, reforçou a importância da qualificação permanente dos profissionais e servidores, para assegurar o êxito no enfrentamento ao racismo institucional no âmbito do SUS municipal.

“Este curso mostra a maturidade e o desenvolvimento do programa de combate ao racismo institucional da Prefeitura, este que vi nascer e hoje vejo florescer. Atividades como essas são de extrema importância para que tenhamos uma Salvador com profissionais da saúde cada vez mais preparados para reconhecer, compreende e combater o racismo e todas as formas de opressão e preconceito contra a população negra. Fico feliz em ver a participação dos servidores e sei que juntos vamos fortalecer cada vez mais a luta coletiva por equidade, justiça social, e combate às vulnerabilidades”, declarou.

A titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, destaca; “É necessário essa discussão e o reconhecimento das condições de vulnerabilidade vivenciadas pelas mulheres negras em razão de todas questões interseccionais vivenciadas. Por isso é muito importante participar deste curso que envolve a Política Nacional Integral da População Negra, da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa de Combate ao racismo Institucional, da Secretaria da Reparação. Essas ações integradas permitem o desenvolvimento de políticas de combate do racismo na saúde e em especial para a mulher negra”.

O Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) é Internacional implementado pela Prefeitura Municipal de Salvador, sob a coordenação da Secretaria da Reparação, para o combate ao racismo institucional e a promoção da igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal.