Um avanço na assistência à saúde dos soteropolitanos. Foi assim que o secretário municipal da Saúde, Leo Prates definiu a entrega da requalificação e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) Jaqueira do Carneiro, no Largo do Retiro, na tarde desta sexta-feira (25).

O posto já possui alvará e será referência de curativo no Distrito Sanitário São Caetano/ Valéria. “Esse é o exemplo da qualidade que queremos para as nossas unidades, aproveitamos uma reforma de ampliação para já enquadrar o posto nos mais altos padrões de regras e exigências da Vigilância Sanitária como os das clínicas particulares de Salvador”, celebrou Prates.

A requalificação assegurou mais uma sala de enfermagem no intuito de ampliar o acesso a preventivo e pré-natal, por exemplo. Além de uma sala de coleta para reforçar a oferta de exames e mais um consultório odontológico. A equipe profissional será composta por 03 cirurgiões-dentistas, 03 auxiliares de saúde bucal, 03 enfermeiros, 02 médicos generalistas, 06 técnicos de enfermagem além da equipe administrativa.

“E o mais importante é que estamos trabalhando para que todas as unidades estejam com equipes consistidas, por isso estamos em ritmo acelerado de contratação de profissionais”, destacou.

Foram investidos de R$ 290 mil nas obras de melhoria da infraestrutura interna e externa, bem como na ampliação de serviços. A unidade agora terá capacidade para atender uma média de 460 pessoas por dia através da atuação de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, assistentes sociais, além de agentes comunitários, que realizarão visitas domiciliares.

Com a entrega da USF Jaqueira do Carneiro, o Distrito Sanitário São Caetano/ Valéria passa a ter 65,9%, um incremento de 295% se comparada a situação de 2012 quando possuía apenas 13,8%. “Todo esse esforço que a gente tem empenhado para melhorar a qualidade da saúde pública em Salvador passa diretamente por equipes dedicadas, comprometidas e que não medem esforços para que possamos apresentar hoje resultados tão expressivos de avanços na saúde”, pontuou Prates.