A Secretaria Municipal da Saúde estará promovendo um fim de semana recheado de cuidados e serviços voltados, em especial, para a promoção e fortalecimento da saúde ao público masculino de Salvador. O “Intensivaõ Novembro Azul” acontecerá em mais de 60 unidades de saúde, além do Saúde nos Bairros em São Tomé de Paripe e Novo Horizonte, simultaneamente, das 8h às 16h.

Em São Tomé de Paripe, a estrutura para atendimento está montada na Rua Santa Filomena, 610 (rua da USF São Tomé de Paripe), em frente à loja de materiais de construção Pague Menos. Já em Novo Horizonte, na Rua Albino Fernandes, estacionamento da Escola Municipal Novo Horizonte, no final de Linha de Novo Horizonte. No sábado serão ofertadas, por demanda espontânea, consultas com médico cardiologista, clínico geral, urologista; ultrassonografias; eletrocardiograma e vacinação. Já no domingo, serão atendidos os pacientes já agendados previamente na rede. Além disso, serão realizados agendamentos para cirurgia eletiva e vasectomia.

Para garantir ainda mais cuidados, durante todo o sábado (25), cerca de 60 unidades de saúde estarão ofertando consultas com clínico geral, vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis e dispensação de preservativos, bem como orientações de acesso para serviços da rede.

Ana Paula matos, vice-prefeita e secretária de saúde, comemora o êxito das iniciativas alusivas ao Novembro Azul e aproveita o ensejo para convidar os soteropolitanos a garantir seu atendimento neste fim de semana. “Neste próximo sábado e no domingo estaremos nas ações com uma maior quantidade de unidades, além do Saúde nos Bairros. Faremos um ‘intensivão’, potencializando promoção de serviços e incentivando a cultura da prevenção para este público, a realização de check-ups, que são a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados”, orienta a gestora.

Demais ações

Fortalecimento das ações especiais para os homens seguem ocorrendo nas unidades de saúde durante toda a semana. Além disso, até esta quarta-feira (22), os Shoppings Salvador Norte e Piedade realizaram 280 atendimentos médicos e 484 testes rápidos para detecção doenças infectocontagiosas.
Também estão sendo realizadas iniciativas para homens em situação de vulnerabilidade, juntamente com as equipes dos Consultórios de Rua. Nesta quinta (23) e na próxima, será feito passeio à Praia de Boa Viagem, às 10h.
No 30 dia de novembro, através do Consultório de Rua de Brotas, ocorrerá atividade “Nêgo Lindo’, para a desconstrução da imagem ruim do ser homem negro – reflexão a partir da letra do grupo Raça Negra, na Marquise 7 Portas, às 9h30.
Confira a lista das unidades participantes no sábado (25)

USF Professor Sabino Silva / Amaralina
USF de Itacaranha
USF São Tomé de Paripe