O Índice de Infestação Predial de Salvador teve redução de 0,6%. É o que mostra o 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2009, realizado na primeira semana de junho. Salvador, que registrava um percentual de 3,6 agora atinge a marca de 3%, ou seja, a cada 100 casas visitadas, em 3 foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue.


A redução se deve aos trabalhos de conscientização da população realizados pela Secretaria Municipal da Saúde, além dos mutirões de limpeza feitos em parceira entre o Centro de Controle de Zoonoses, Limpurb, Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador e Guarda Municipal. Esse ano foram realizados 12 grandes faxinaços na cidade, que só foram suspensos por conta do LIRAa. Uma norma técnica do Ministério da Saúde diz que não é possível realizar as duas ações ao mesmo tempo, para evitar distorção no resultado. Os trabalhos serão retomados neste segundo semestre.   

Houve redução do Índice de Infestação Predial em 09 dos 12 Distritos Sanitários da cidade, com destaque para o de Pau da Lima, que saiu da faixa de 4,3 para 2%.  

Em relação aos depósitos preferenciais, Salvador continua apresentando tanques e tonéis como predominantes, representando 31,6%, seguido por vasos e pratos de plantas, com 22,8% e materiais inservíveis com 22,3%. Isso demonstra que ainda há necessidade de ações educativas quanto à presença dos depósitos nos domicílios.  

Os dados foram levantados a partir de visitas domiciliares realizadas por agentes de combate às endemias, o que permitiu um diagnóstico da situação subsidiando as ações da Secretaria Municipal da Saúde. 

Salvador no combate a dengue 

Para fortalecer o combate a dengue na cidade, a Secretaria Municipal da Saúde realizou a capacitação de médicos e enfermeiros que atuam na rede básica. A iniciativa teve início em outubro de 2008, com 8 horas de treinamento teórico e pratico (casos), contabilizando 700 profissionais. Os treinamentos foram realizados por profissionais indicados pelo Programa Nacional de Combate à Dengue. Acadêmicos de medicina da escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, selecionados para estagiar nas unidades municipais de apoio à dengue, também passaram por capacitações, assim como estudantes da UFBA e FTC. A SMS treinou ainda bombeiros para trabalhar em campo como agentes de endemias.   

A SMS também ampliou a rede de atendimento para pacientes com dengue. Foram instaladas 05 unidades de hidratação em diferentes pontos da cidade. Ao todo foram 71 leitos exclusivos para o tratamento da doença. Outras 12 unidades de saúde do Município viraram referência no atendimento a pacientes com dengue, localizadas em cada Distrito Sanitário. 

As Secretarias Municipais de Saúde e Educação lançaram o Projeto Agente Mirim de Saúde. Mais de 9 mil alunos de 305 escolas do município vão ser treinados para atuar no combate a dengue em Salvador.  A iniciativa envolvendo instituições de ensino teve início no ano passado, quando 118 escolas receberam o selo “Escola Livre do Mosquito”. O objetivo é sensibilizar a comunidade através das crianças. Elas aprendem como combater o mosquito da dengue e com as informações visitam casas da sua comunidade orientando vizinhos e parentes. 

Todos os 12 Distritos Sanitários promoveram ações educativas nas unidades de saúde, conscientizando sobre o problema.  

Vale salientar ainda a criação do Plano de Contingência da Dengue de Salvador, apresentado em janeiro. O documento, que não existia no município, foi desenvolvido para padronizar e agilizar as ações necessárias para o enfrentamento de ocorrências anormais de dengue na cidade até 2010.